Cidade

Animais da região rural de Londrina são vacinados raiva

Imunização ocorre nos distritos de Guaravera, Irerê e Paiquerê, após a descoberta de dois casos da doença em bois de propriedades dessas regiões

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia na próxima semana ação preventiva contra a raiva na região rural de Londrina. O objetivo é evitar um possível alastre da doença pelo município, após a descoberta de contaminação pela moléstia em dois bois de propriedades dos distritos de Guaravera e Irerê, nas proximidades de Paiquerê, respectivamente.

Segundo o diretor da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, João Martins de Souza, o trabalho de imunização será feito em cães e gatos de cerca de 450 propriedades espalhadas por um raio de 12 km, contados a partir dos dois pontos onde a doença foi detectada. A expectativa é que mais de 1.600 animais das duas espécies sejam vacinados.

Participam da ação mais de 90 integrantes, entre agentes da coordenadoria de Alimentos e Zoonoses da Vigilância Sanitária, servidores da 17ª Regional de Saúde e professores e estudantes voluntários do curso de Medicina Veterinária da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Os membros da equipe de vacinação vão contar com estrutura de 11 viaturas da vigilância, um carro e um ônibus cedidos pela UEL, além de outra viatura, advinda da 17ª Regional.

Os trabalhos terão início na terça-feira (24), a partir das 8h, no distrito de Guaravera. Além da terça, os agentes atuarão na quinta-feira (26). João Martins de Souza salientou que a vacinação de animas de grande porte ficará sob responsabilidade da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab).

O diretor de Vigilância Sanitária fez um alerta à população dos distritos londrinenses. “Caso alguém encontre algum animal babando, trêmulo, com desequilíbrio e ansiedade excessiva, que são os sintomas da raiva, ou um morcego caído no chão, morto ou em estado de choque, procure o mais rapidamente possível a Vigilância Sanitária”. Souza salientou que, em qualquer desses casos, é expressamente recomendado não tocar nos animais.

Os telefones da Vigilância Sanitária são: 3376-1906 e 3376-1983. As ligações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos