Jardim Progresso e Avenida José de Alencar terão iluminação LED
Serviços começaram nesta tarde e devem prosseguir até semana que vem; trabalho é realizado pela Sercomtel Iluminação

Mais uma região de Londrina que ainda possui as antigas lâmpadas de mercúrio vai receber as modernas luminárias LED. Dessa vez, será o Jardim Progresso, na região norte, onde a Prefeitura, por meio da Sercomtel Iluminação, deverá concluir, até semana que vem, a colocação de 49 luminárias. Os serviços começaram nesta sexta-feira (4) à tarde.
As obras de substituição das antigas lâmpadas, que consomem muita energia e iluminam pouco, estão sendo executadas por uma equipe da SI. Segundo o presidente da Sercomtel Iluminação, Luciano Kühl, as lâmpadas de mercúrio são muito defasadas tecnologicamente, “e inclusive oferecem risco de intoxicação e contaminação se mal manuseadas”,citou. Já as novas luminárias LED oferecem eficiência energética, consumindo menos e iluminando mais, oferecendo mais conforto e segurança.
Além do Jardim Progresso, a SI também iniciou nesta tarde a colocação de 28 luminárias LED na Avenida José de Alencar, que fica no Jardim Shangri-lá, região centro-oeste. Os trabalhos também deverão ser concluídos até meados da próxima semana.
Com isso, a empresa já colocou luminárias do padrão LED em 518 ruas e 26 avenidas, totalizando 21 mil unidades (incluindo praças). O parque de iluminação pública de Londrina tem 65 mil pontos, considerando os distritos rurais, que já foram todos modernizados.
A prioridade da Prefeitura e da SI é implantar o LED substituindo, principalmente, as lâmpadas de mercúrio. Além disso, colocar as novas luminárias de forma estratégica, em vias arteriais e coletoras, ruas com grande fluxo de pessoas, praças e o entorno de escolas, UBSs e Centros de Educação Infantil, pontos que formam o chamado “cinturão de segurança”.
Sem Interrupção – Embora a atuação das equipes da Sercomtel Iluminação não interrompa o trânsito de veículos no Jardim Progresso e na Avenida José de Alencar, a Prefeitura pede a compreensão por eventuais transtornos, e também a colaboração e apoio do munícipe aos técnicos da empresa durante a execução dos serviços.