Centro Esportivo do Maria Cecília ganha praça nova
Obras realizadas incluem implantação de iluminação de LED, melhorias nas piscinas, construção de pista de caminhada e instalação de um campo de grama sintética; licitação para reforma do ginásio está em andamento

O Centro Esportivo Maria Cecília, um dos espaços esportivos mais importantes de Londrina, está ficando mais bonito, seguro e acessível para seus frequentadores. Localizado no Conjunto Habitacional Violin, região norte do município, o local recebeu diversas melhorias em sua área externa, que será reinaugurada hoje (7). A obra é uma parceria entre a Fundação de Esportes de Londrina (FEL), a Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP), a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e a Sercomtel Iluminação. Uma das melhorias mais significativas foi a retirada do muro que cercava o espaço. Agora, o Centro Esportivo Maria Cecília passa a ser um local aberto.

O diretor-presidente da FEL, Sandro Henrique Moreira, explicou que essa mudança tem o objetivo de fazer com que o espaço seja mais convidativo para a comunidade local. “As pessoas poderão ver as atividades esportivas que são realizadas no Centro e isso será um estímulo para que participem. Além disso, o local ficará mais seguro, pois anteriormente havia indivíduos que invadiam o espaço e se escondiam atrás dos muros para realizar práticas ilícitas. Agora, isso não vai mais ser possível”, destacou.
A revitalização também incluiu a construção de uma pista de caminhada; troca do calçamento da área; instalação de um campo de futebol de grama sintética; colocação de cercas ao redor das piscinas; limpeza das piscinas e troca de sua parte hidráulica; realização de projeto paisagístico; construção de área pet; reforma do edifício administrativo do complexo, com melhorias em sua parte hidráulica e elétrica; realização de obras de acessibilidade; troca do telhado do Centro Esportivo e revitalização das praças próximas ao espaço. Ao todo, o investimento feito na obra foi de R$ 1.682.004,86.

Nova iluminação – As vias no entorno do Complexo Esportivo Maria Cecília receberam a implantação de 17 luminárias de LED, instaladas pela Gerência de Iluminação Pública da SMOP. A Sercomtel Iluminação modernizou as ruas Remo Ferrarese, Luís Brugin, Maria Rosa Malher e a pequena praça que fica à frente, voltada para a Avenida Saul Elkind. A Remo Ferrarese, que tem 890 metros, e a Luís Brugin, com 470 metros, receberam, respectivamente, 26 e 14 modernos pontos de iluminação LED, cobrindo todas as suas extensões.

Atividades – As obras concluídas na parte externa do Centro Esportivo Maria Cecília permitirão que, passado o período da pandemia causada pelo novo coronavírus, diversas atividades esportivas e recreacionais sejam oferecidas pelo espaço. Entre elas, estão o futebol, no campo de grama sintética; a natação e a hidroginástica, nas piscinas do complexo; e ainda a prática de corrida e caminhada, na pista recém-construída. Além disso, a FEL realizará uma pesquisa com o objetivo de averiguar quais são as demandas da população referentes a atividades esportivas.
Segundo Sandro, as atividades promovidas no Centro são destinadas a pessoas de todas as idades e condições físicas. “Nós pretendemos estabelecer uma parceria com o Centro de Convivência do Idoso (CCI) da região norte, pois os idosos respondem muito bem à atividade física, tendo uma evolução rápida em seu condicionamento físico e melhorando a sua socialização. Também vamos oferecer atividades de iniciação esportiva, de contraturno, para as crianças da região. Além disso, estamos planejando novas atividades voltadas para o público adulto”, contou.
Reforma do ginásio – Além das melhorias realizadas na área externa do complexo, a licitação para a reforma do ginásio do Centro Esportivo já está em andamento e deve ser concluída até o final deste mês. Aberta no dia 24 de setembro, a tomada de preços no 12/2020 tem o valor máximo de R$ 436.765,95 e conta com a participação de cinco empresas.
Entre as obras que serão realizadas, estão a pintura geral do ginásio; revitalização do piso da quadra; instalação de iluminação de alta potência para competições; reforma dos sanitários e vestiários; melhorias na parte elétrica e hidráulica do edifício; colocação de guarda-corpos e instalação de sistema de prevenção contra incêndios.
Após a finalização da licitação, a reforma terá um prazo de 90 dias corridos para ser realizada e, com a sua conclusão, o ginásio será utilizado para a prática de modalidades como o handebol, voleibol, futsal, artes marciais e aulas de ginástica localizada e funcional.
Para a imprensa: outras informações com o diretor-presidente da FEL, Sandro Henrique Moreira, pelo telefone (43) 3372-9191.