Cidadão

Voluntários da Prefeitura têm aula prática sobre prevenção de incêndios

Atividades foram realizadas nesta sexta-feira no prédio da Prefeitura de Londrina

O curso da Brigada de Incêndio da sede da Prefeitura de Londrina, que reúne 34 servidores de diferentes secretarias e órgãos municipais, teve sua segunda atividade prática hoje (6). Durante a ação, os brigadistas voluntários receberam instruções sobre a prevenção e controle de princípios de incêndio. Os trabalhos foram coordenados por dois técnicos de segurança do trabalho – uma profissional da Diretoria de Saúde Ocupacional (DSO), da Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH), e um servidor da Secretaria Municipal de Educação (SME).

Foto: Emerson Dias

A atividade foi aberta com uma instrução teórica e, na sequência, os participantes foram guiados em uma inspeção na sede da Prefeitura, verificando as instalações e equipamentos contra incêndio do prédio, como saídas de emergência, hidrantes e caixas d’água. Posteriormente, os brigadistas participaram de um treinamento, no estacionamento da Prefeitura, sobre como utilizar extintores de incêndio. Segundo a gerente de Segurança e Saúde Ocupacional da DSO, Luciana Bordignon, o objetivo é preparar os servidores para situações de emergência. “O foco principal do curso é a prevenção de situações graves, mas também estamos trabalhando como lidar com esses eventos. Por isso, os participantes estão sendo treinados para evacuar as pessoas que estejam no prédio em um eventual incêndio, assim como para localizar e combater princípios de incêndios”, frisou.

Capacitação – A Diretoria de Saúde Ocupacional (DSO) da Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), é o órgão responsável pela realização do Curso da Brigada de Incêndio. A iniciativa é orientada pela Norma de Procedimento Técnico NPT-17, do Corpo de Bombeiros. Além da prevenção de desastres e do controle de princípios de incêndios, os participantes também foram treinados para realizar atendimentos de primeiros socorros até a chegada do Corpo de Bombeiros ou do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Foto: Emerson Dias

A capacitação, que teve início no dia 16 de outubro, foi dividida em um segmento teórico – disponibilizado on-line, através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Escola de Governo – e uma parte prática, com atividades na última quarta-feira (4) e hoje (6). Todas as ações presenciais foram conduzidas de acordo com os protocolos de saúde e segurança referentes à pandemia causada pelo novo coronavírus, como uso de máscaras e luvas de proteção, medição da temperatura corporal e distanciamento social.

Foto: Emerson Dias

Resultados – Com a realização da segunda atividade prática, a capacitação dos brigadistas está concluída. Futuramente, outros cursos serão realizados para a formação de brigadas de incêndio em diferentes secretarias e órgãos da administração. De acordo com a gerente de segurança e saúde ocupacional da DSO, o resultado da primeira etapa foi bastante positivo. “Os servidores têm interesse em aprender e se engajaram bastante. Muitos deles falaram para nós que mudaram o seu olhar sobre as questões de segurança. Eles passaram a prestar mais atenção ao ambiente onde se encontram, percebendo, por exemplo, onde ficam as saídas de emergência e os materiais de combate a incêndios”, destacou Luciana.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a gerente de segurança e saúde ocupacional da DSO, Luciana Bordignon, pelo telefone 3376-2571.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos