Cidadão

Evento sobre filosofia política acontece nesta sexta-feira (13)

Com a apresentação de três palestras e participação do procurador-geral do Município, o encontro será totalmente virtual

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) irá realizar, a partir desta sexta-feira (13), às 19h, o evento Diálogos Filosóficos Jurídicos. A iniciativa, que está em sua décima primeira edição, tem como objetivo debater assuntos filosófico-políticos com o público. Nesta oportunidade o tema discutido será “O comando político-jurídico da Constituição”. Interessados em participar podem acessar o canal do Youtube de Direito Negocial, da UEL, clicando aqui.

A programação do evento consiste em três palestras. A primeira acontecerá hoje (13), às 19h30, sobre “O comando político-jurídico da Constituição”, apresentada pelo procurador-geral do Município e professor doutor da UEL, João Luiz Martins Esteves.

Já no sábado (14), o encontro inicial está marcado para 8 horas, com o professor doutor da Universidade Estadual de Santa Catarina (UFSC), Cláudio Ladeira. Na ocasião, será discutido o tema “Supremacia da Constituição ou supremacia dos tribunais?”. Por fim, às 10h, também no sábado (14), o professor doutor da UNICuritiba, Mateus Bertoncini, ministra uma palestra que tem como intuito explicar “A sociedade aberta dos intérpretes da Constituição de 1988”.

Ao término de cada encontro acontecerá uma mesa redonda, com a participação de professores de diversas universidades brasileiras que irão debater as abordagens apresentadas.

Segundo o aluno regular do Mestrado em Direito Negocial da UEL e monitor da Pós-Graduação lato sensu em Filosofia Política, Arthur Lustosa Strozzi, a proposta do evento é realizar um aprofundamento acadêmico sobre os temas discutidos. “O encontro acontece em decorrência da própria analise da funcionalidade da Constituição. Dentro disto, vamos analisar as possibilidades do comando político-jurídico e indicar possíveis diagnósticos de problemas que podemos encontrar, na Constituição, e quais as soluções para estas patologias”, explicou.

Lançamento do livro – Além de ministrar uma palestra no sábado (14), o procurador-geral do Município irá realizar durante o evento o lançamento da segunda edição do seu livro, “O Comando Político-Jurídico da Constituição: ideologia e vinculação hermanêutica”. A obra é direcionada a estudantes e profissionais de Direito, de todos os ramos, bem como acadêmicos de Filosofia e Ciência Política.

“O livro aborda qual o conteúdo jurídico e ideológico da Constituição e assinala qual é a forma correta de interpretá-lo e aplicá-lo. Em um contexto em que juízes têm decidido casos idênticos de forma diferente, cada um interpretando a Constituição e demais normas jurídicas conforme seus valores pessoais, a obra indica que a Constituição brasileira tem seu próprio sentido ideológico e político, que não deve ser subestimado e necessita de observação e respeito em detrimento de convicções pessoais”, afirmou o procurador-geral.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com mestrando em Direito Negocial da UEL e monitor da Pós-Graduação lato sensu em Filosofia Política, Arthur Lustosa Strozzi, através do telefone (43) 99195-1575.

Texto: Pedro Nunes sob supervisão dos jornalistas do N.Com

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos