SEMA divulga vídeo da campanha de adoção responsável de animais
Atualmente, 34 cães e 38 gatos estão à espera de um lar, que possa oferecer a eles amor e proteção

A Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA) prossegue com a campanha “Adote esta Causa: Maus-tratos é Crime”, que visa encontrar um novo lar para cães e gatos que sofreram situações de maus-tratos. Nesta semana a Secretaria irá veicular um vídeo, em suas redes sociais, estimulando a adoção.

O vídeo conta a história do cachorro Bob, que foi socorrido pela Diretoria de Bem-Estar Animal (DBEA). O animal estava com fome e sede e ficou sem cuidados durante dois dias. Hoje, Bob está totalmente recuperado e agora ele precisa de um lar, que ofereça amor e proteção.

Além de Bob, outros 33 cães e 38 gatos estão disponíveis para adoção pela SEMA. As pessoas interessadas em adotar estes animais devem acessar a página da DBEA, onde foram disponibilizadas informações sobre o procedimento de adoção, bem como fotos dos animais e um formulário on-line, que deve ser preenchido pelos interessados. Após o preenchimento do formulário, o órgão analisa o perfil do candidato e, em caso de aprovação, entra em contato para agendar a entrega do animal e a assinatura do termo de adoção.
Os requisitos para adotar um cão ou gato são: ter a idade mínima de 18 anos, possuir um local apropriado para acolher o animal e oferecer atenção e os cuidados necessários. É preciso manter a higiene do pet, cuidar de sua saúde, disponibilizar um abrigo confortável e seguro e oferecer liberdade, espaço e carinho para ele. Maiores informações sobre o processo de adoção podem ser obtidas no telefone (43) 3372-4769, de segunda-feira a sexta-feira, das 12 às 18 horas.
Maus-tratos – Denúncias de maus-tratos a animais podem ser feitas pelos números (43) 3372-4765, 3372-4766 ou 3372-4775. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas. Fora desse horário, a comunidade pode fazer o contato pelo telefone 153, da Guarda Municipal.
A SEMA recomenda que a denúncia seja complementada com fotos e vídeos, para melhor comprovação e avaliação da gravidade do fato. O denunciante pode enviar esse tipo de material para o e-mail sema.dbea@londrina.pr.gov.br.
Em Londrina, a Lei Municipal nº 12.992, que trata da punição por maus-tratos contra animais, estabelece sanções e penalidades para os infratores, incluindo multas que vão de R$ 50 a R$ 100 milhões, além de outras advertências.
As práticas de maus-tratos, abandono, negligência e outras infrações contra a vida de animais podem acarretar em: multa diária; apreensão de animais; apreensão de instrumentos, apetrechos ou equipamentos de qualquer natureza utilizados na infração; destruição ou inutilização de produtos; suspensão parcial ou total das atividades; sanções restritivas de direito; e prestação de serviços comunitários em atividades relacionadas a animais.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a diretora de Bem-Estar Animal da SEMA, Bruna Ontivero, pelo telefone 3372-4775.