CMTU cria mais uma Linha Diametral entre zonas norte e sul
Objetivo principal é ligar a região norte ao Shopping Catuaí, na região da Gleba Palhano, através do sistema de transporte coletivo convencional, sem que os usuários tenham que utilizar dois ônibus
Com o objetivo de garantir maior agilidade nas viagens dos moradores da região norte, que precisam se deslocar até a região da Gleba Palhano, a CMTU coloca em operação, a partir de amanhã, aniversário de Londrina, a linha 806 – Saul Elkind/Shopping Catuaí, a quinta linha diametral norte-sul e a segunda a interligar a Av. Saul Elkind ao Catuaí. Agora, os usuários que embarcam na Av. Saul Elkind, no trecho comumente conhecido como Cinco conjuntos, e também que utilizam o Terminal de Integração do Milton Gavetti, poderão ir da região norte para a região da Gleba Palhano, utilizando apenas uma linha de ônibus, sem a necessidade de passarem pelo Terminal Central.
Em março deste ano,a CMTU inaugurou a diametral 803 – Vivi Xavier/Shopping Catuaí, que atende os usuários que utilizam os Terminais de Integração do Vivi Xavier e do Ouro Verde, ligando a região norte, mais a noroeste, com a região da Gleba Palhano, sendo a primeira linha do Sistema de Transporte Coletivo convencional a percorrer toda a extensão da Av. Maringá. “A diametral 803 teve uma aceitação meteórica e, já na primeira semana, tivemos que aumentar o número de ônibus para atender a demanda crescente. A partir daí, trabalhamos neste novo projeto que visa atender aos usuários que residem nas proximidades da outra extremidade da Av. Saul Elkind, mais a nordeste, além de todos os usuários que utilizam o Terminal de Integração do Milton Gavetti, com destino à região do Shopping Catuaí, percorrendo toda a extensão da Av. Higienópolis”, declarou o Diretor de Trânsito e Transportes da CMTU, Wilson Santos de Jesus.
Deste modo, a nova linha passa a interligar moradores de bairros como Aquiles Sthenguel, Luís de Sá, Quadra Norte, João Paz, Maria Cecília, Violin, Milton Gavetti, Farid Libos, Paraíso, Felicidade, Pacaembu, Progresso, à região da Gleba Palhano, através da utilização de apenas um ônibus e sem passar pelo Terminal Central.”Com esta diametral, os moradores desta outra parte da região norte ganharão em agilidade no sistema de transporte, e o mesmo ocorrerá com os usuários residentes na região do Shopping Catuaí e que frequentam a região norte”, afirmou o Diretor.
A CMTU destaca que outro grande benefício desta nova linha será a ligação deste trecho da região norte com a Rua Guaporé. “Em 28 de junho deste ano, implantamos a diametral 802 – Vivi Xavier – Av. Bandeirantes, que tinha como um de seus diferenciais a primeira interligação dos usuários dos Terminais de Integração do Vivi Xavier e do Ouro Verde à Rua Guaporé, agora este diferencial esta sendo estendido à esta outra parte da região norte e aos usuários do Terminal de Integração do Milton Gavetti”, destacou Wilson de Jesus. A CMTU apontou ainda que, no retorn, a linha será a primeira a ligar a região da Gleba Palhano às Ruas Bahia e Guaporé, o que facilitará o deslocamento de proprietários, funcionários e clientes dos estabelecimentos comerciais característicos daquela região.
Outro grande público beneficiado pela nova diametral são os alunos e funcionários de colégios e universidades instalados ao longo de seu itinerário. Um exemplo dado pela CMTU refere-se aos alunos dos Colégios Hugo Simas, Vicente Rijo e Padre Anchieta, que até então precisavam embarcar em um ônibus que os levavam até o Terminal Central, lá embarcavam em um outro ônibus para chegarem até o colégio. A partir de amanhã, estes alunos poderão utilizar apenas a linha 806, para realizar o percurso, garantindo economia de tempo. O mesmo acontece com os alunos que estudam nas universidades localizadas nas proximidades do Shopping Catuaí.
A nova linha terá uma frequência de 18 em 18 minutos, nos horários de pico, e percorrerá o seguinte itinerário: Av. Saul Elkind, Rua Joaquina de Oliveira Perfeito, Av. Curitiba, Rodovia Carlos João Strass, Terminal de Integração Milton Gavetti, Av. Lúcia Helena Gonçalves Viana, Av. Nassim Jabur, Rua Guaporé, Rua Pernambuco, Rua Sergipe, Av. Higienópolis, Av. Madre Leônia Milito, Av. Ayrton Senna, Av. Terras de Santana e Shopping Catuaí. A CMTU objetiva atender 1.200 usuários por dia e estima uma economia de tempo de até 20 minutos por viagem.
Segundo Wilson de Jesus “esta é mais uma medida da administração Barbosa Neto que, além de beneficiar os usuários destas regiões e de atrair novos passageiros, através do aumento da oferta de ônibus e da redução do tempo das viagens, também contribuirá para diminuir o número de usuários no Terminal Central”.
A CMTU informa que os Agentes de Transportes e fiscais da empresa Transportes Coletivos Grande Londrina estarão acompanhando a operação desta nova linha, para verificar se haverá necessidade de ajustes. Foram divulgados informativos nos Terminais, nos pontos de parada de ônibus, nos veículos de comunicação e a CMTU está disponibilizando uma linha telefônica para o recebimento de pedidos de informações, de reclamações e sugestões.Os usuários interessados poderão ligar para o número 3356-5252.
A tabela com o itinerário e com os horários pode ser conferida no site www.tcgl.com.br