Destaques

Projeto Tempo Presente encerra atividades de 2010

Projeto Tempo Presente encerra atividades de 2010

Prefeito Barbosa Neto participa do lançamento do jornal desenvolvido por 10 idosos neste ano; grupo também realiza exposição fotográfica até a semana que vem

O prefeito Barbosa Neto participa amanhã (14), a partir das 14h no saguão da prefeitura, do encerramento das atividades do projeto “Tempo Presente”, desenvolvidas em 2010. A ação é uma parceria firmada entre a Secretaria Municipal do Idoso e o Núcleo de Comunicação. O evento também marca o lançamento de um jornal mural e das 30 fotos que ficarão expostas durante a semana inteira, produtos elaborados pelos 10 idosos que participaram do grupo este ano.

O projeto, que integra o programa “Voz Ativa”, foi trabalhado em três frentes: manuseio e noções técnicas sobre como usar a câmera fotográfica digital (disciplina que ficou com a responsabilidade do Foto Clube de Londrina), aprofundamento da linguagem da fotografia e produção dos textos que rechearam o jornal, oficinas ministradas pelo repórter fotográfico Luiz Jacobs e a jornalista Sônia Lenira, respectivamente. Os dois profissionais são do Núcleo de Comunicação.

Segundo a secretária do Idoso, Liz Clara Ribeiro de Campos, o projeto terá continuidade em 2011. “O Tempo Presente mostra o potencial que as pessoas idosas têm e a necessidade do investimento em propostas como essa. Esperamos repetir os resultados positivos no ano que vem”, comentou.

“Além de incentivar a leitura e a criatividade, o texto jornalístico permitiu o contato do idoso com outras pessoas através das entrevistas. Trabalhamos elementos do jornalismo”, explicou Sônia Lenira. Ela observou que os títulos e as estruturas dos textos foram discutidos com os idosos e qualquer correção foi feita em conjunto com os participantes. “Os temas foram escolhidos por eles que mostraram interesse, comprometimento com todas as etapas da oficina”, destacou.

Luiz Jacobs apontou que o curso foi uma oportunidade dos idosos verem a vida sob outros ângulos. “Procuramos adequar a linguagem fotográfica à realidade dos participantes, possibilitado assim um ambiente saudável tanto de socialização quanto de aprendizado”, disse.

As oficinas envolveram vários técnicos da Secretaria do Idoso e da equipe do Núcleo de Comunicação, além de servidores da Diretoria de Tecnologia da Informação. O jornal elaborado pelo grupo foi diagramado pela estagiária de Jornalismo Débora Torri Albarello.

Foto: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos