Barbosa Neto encerra as atividades do Voz Ativa em 2010

A solenidade de encerramento apresentou aos idosos o jornal mural e a exposição de fotos feitas por eles
O prefeito Barbosa Neto participou hoje (14), no saguão prefeitura, da solenidade de encerramento das atividades do projeto “Tempo Presente”. Também, estiveram presentes a secretária municipal do idoso, Liz Clara Ribeiro de Campos, e os jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina, Sônia Lenira e Luiz Jacobs, que fizeram parte da parceria que resultou no jornal mural e na exposição de fotografias.
O projeto “Tempo Presente” faz parte do programa municipal “Voz Ativa” e teve o objetivo de incentivar os idosos a fotografar, manusear câmeras digitais e a trabalhar pequenos textos com elementos jornalísticos. As oficinas de fotografia foram ministradas pelo Foto Clube Londrina em parceria com o Núcleo de Comunicação.
Representando o Núcleo de Comunicação, a jornalista Sônia Lenira agradeceu a oportunidade de trabalhar com os idosos e contou o que aprendeu com a parceria. “Nunca vou me esquecer do que a dona Áurea (Santos Moretto) me falou. ‘Eu tenho dor daqui para baixo em tudo, mas, se eu tenho dor em casa, vou sentir dor na rua’. E eu vou levar isso para a minha vida. Se tiver que sentir dor, vou sentir dor feliz”. Sônia também agradeceu a estagiária de jornalismo, Débora Torri Albarello, que diagramou o jornal mural voluntariamente, e a Kellen Pieroni, que viabilizou o site do projeto.
Em seu discurso, a secretária municipal do idoso, Liz Clara Ribeiro de Campos, ressaltou ser uma alegria muito grande ver o resultado da nova forma de trabalho dando certo, apontando o empenho dos idosos e dos parceiros como o fator para o bom resultado. Liz falou que a ideia surgiu em uma conversa com o Luiz Jacobs em um carro apertado. “Ele disse para mim que gostaria de ensinar aos idosos algo sobre fotografia”.
A secretária apontou a importância do projeto. “Sabedoria vem com o tempo, mas ela vem para quem sabe aproveitar esse tempo”, ressaltando que o Voz Ativa oferece essa aprendizagem aos idosos. Ela também agradeceu ao prefeito. “Quero agradecer o seu carinho, a sua atenção dada aos idosos aqui de Londrina”, enfatizando as academias como outro projeto que oferece oportunidade aos idosos e a série de atividades que serão desenvolvidas no próximo ano, como a continuidade das oficinas de comunicação.
O prefeito Barbosa Neto começou seu discurso agradecendo a todos os idosos que estavam presentes e a todos os envolvidos no projeto. “Estamos fechando o ano e este projeto é um dos mais queridos por nós”, ressaltando a importância de que todos devem ter voz ativa, referindo-se ao nome do projeto. “Não importa a idade, o que importa é que vocês são gente e nós, juntamente com a Secretaria do Idoso, queremos dar o direito para vocês atingirem seus objetivos.”
Barbosa Neto também falou sobre os atos da prefeitura que beneficiam os idosos. “Quando nós tiramos os ambulantes, nós queríamos ajudar os idosos a andarem nas ruas. O
novo calçadão impede que as pessoas caiam”, acrescentou.O prefeito lembrou, ainda, que a instalação do Restaurante Popular vai oferecer ao idoso a oportunidade dele ter uma refeição saudável e estimulá-los a saírem de casa.
Ainda em seu discurso, o prefeito ressaltou : “As academias proporcionam aos idosos uma injeção de ânimo. Para eles, muito mais importante do que praticar hidroginástica, do que fazer musculação é se alongar.” No final deste ano, serão 21 academias inauguradas e, no ano que vem, serão 42. Ele falou também que, para 2011, serão oferecidos diversos projetos aos idosos e a continuação do “Voz Ativa”.
O jornal mural e as fotografias estão expostos no saguão da prefeitura, onde devem permanecer até a próxima quarta-feira (22).
Fotos: Luiz Jacobs




