Imagens do Patrimônio Selva estão expostas na Vila Cultural Brasil
Fotografias tiradas por crianças e adolescentes do município ficarão em exposição até esta sexta-feira
A exposição de fotografias “Do tamanho do que vejo”, resultado do projeto “Linguagens e Memória” desenvolvido na zona rural de Londrina, nas comunidades Patrimônio Selva e no Distrito de Irerê, ficará exposta, até sexta-feira (17),na Vila Cultural Brasil.
As fotografias são resultado de um trabalho que teve início em 2003. Segundo a coordenadora do projeto, Maria Fiorato, foi proposto às crianças e adolescentes de 12 a 14 anos, do Patrimônio Selva, que andassem pelo lugar onde moram, como se passassem por ali pela primeira vez. “Uma forma deles se surpreenderem o cotidiano, de não olhar com o olhar mecânico. Era para eles serem turistas no local.”
Para a coordenadora, o objetivo do projeto é fazer com que os moradores pensem sobre a identidade do lugar. “Eles têm uma história rica e que, muitas vezes, fica esquecida”, acrescentando que as fotos proporcionaram às crianças a construção de uma identidade.
A pedagoga do projeto, Fernanda Guelerer, disse que a imagem, que mais chamou a atenção, foi a do olhar por um tijolo. “Essa foto foi colocada embaixo na exposição e quando a pessoa vai observá-la dá a impressão de que está espiando.”
A Vila Cultural Brasil tem o patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) e fica na rua Uruguai, 1656, na Vila Brasil. A exposição tem entrada gratuita e pode ser vista nos horários de funcionamento das 14h às 18h.




