Cidade

SEMA divulga balanço completo do Drive-Thru da Reciclagem

Ao todo, mais de 12 toneladas de resíduos e materiais recicláveis foram recebidos pela Prefeitura de Londrina no último dia 20

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA), divulgou o balanço completo dos materiais recolhidos durante o primeiro Drive-Thru da Reciclagem de 2021. Ao todo, foram recolhidos 12.267 quilos de materiais descartados corretamente. Dessa quantia, 11 toneladas foram de lixo eletrônico, 26 quilos de pilhas e baterias, 41 quilos de chapas de radiografias e 1.200 quilos de tecidos, roupas, calçados, tapetes e acessórios. Além desses materiais, a SEMA também recebeu 180 litros de óleo vegetal usado.

Todos os itens foram entregues no sábado (20), no estacionamento do Parque Municipal Arthur Thomas (Rua da Natureza, 155, Jardim Piza), das 10 às 16 horas. A ação contou com a participação de 379 veículos, sendo que os motoristas não precisaram descer dos automóveis para entregar os objetos. Para quem não aproveitou a oportunidade, será possível participar de uma nova edição. A previsão é que ela aconteça no dia 15 de maio deste ano, no mesmo horário e local.

Foto: Divulgação

São aceitos no Drive-Thru da Reciclagem: óleo de cozinha usado; chapas de radiografias; aparelhos de televisão; DVDs; monitores de computador; teclados; mouses; ventiladores; pilhas; e celulares estragados, entre outros itens. A destinação correta desses materiais é importante, pois eles carregam consigo muitos componentes eletrônicos que podem contaminar o solo e os lençóis freáticos com substâncias nocivas, como metais pesados – incluindo mercúrio, berílio e chumbo – que são altamente prejudiciais à saúde humana e de animais e plantas.

Por meio dessas ações, somente em 2020 foi possível dar a destinação correta a 16,4 toneladas de eletroeletrônicos; 62 quilos de pilhas e baterias portáteis; 566 litros de óleo vegetal usado; mais de 10.500 peças de roupas, calçados e acessórios; e mais de 52 quilos de chapas de radiografias velhas e sem uso. A iniciativa é organizada pela Prefeitura de Londrina, por meio da Gerência de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Ambiente em conjunto com o Rotary Club de Londrina.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a gerente de Educação Ambiental, Mariza Pissinati, pelos telefones (43) 3372-4768 ou 3372-4769.

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos