Cidade

Prefeitura conclui obras da nova rede de galerias pluviais da rua Waldyr de Azevedo

Essa via foi revitalizada com execução de 1.400 metros em galerias, além de nova pavimentação; moradores ganham uma rua mais segura contra as chuvas e adequada para trânsito

Nesta terça-feira (13), às 10h, representantes da Prefeitura de Londrina visitam as obras de revitalização do sistema de drenagem da rua Waldyr de Azevedo, na região norte. A execução dos serviços foi finalizada e a obra está liberada, solucionando um problema antigo nessa área da cidade, por muitos anos afetada com alagamentos, enchentes e asfalto deteriorado. Além da reconstrução da rede de galerias de águas pluviais, que teve sua capacidade de captação ampliada, houve recomposição de asfalto em toda a extensão dessa via, incluindo melhorias em um trecho da avenida Saul Elkind.

Estarão presentes na visita os secretários de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, de Gestão Pública, Fábio Cavazotti, e de Obras e Pavimentação, João Verçosa.

A Prefeitura investiu cerca de R$ 1,7 milhão, utilizando recursos próprios, para realizar todas as melhorias e adequações. Antes das obras, o sistema de drenagem estava desgastado e não suportava a intensidade do alto volume de água que escoava pela rua. Tal situação gerava transbordamentos pela pista e calçadas, invadindo as residências e oferecendo riscos aos moradores, motoristas e pedestres. A única solução encontrada pela Prefeitura, que já havia refeito inúmeras vezes o recape, foi executar um novo projeto de drenagem.

O serviços dessa obra englobaram 1.400 metros em execução de galerias pluviais, entre ramais e redes coletoras. A obra abrange 128 bocas de lobo simples, 37 duplas, cinco triplas, e mais três quádruplas.

Para viabilizar a revitalização da rua Waldyr de Azevedo foram necessárias etapas de escavações mecanizadas intensas na região que abrange as tubulações das galerias. Houve remoção de pavimento em vários trechos e demolição de bocas de lobo, entre várias outras intervenções, incluindo sinalização viária, adequações em calçadas e reperfilagem asfáltica.

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) realizou a sinalização e a Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP) foi responsável por fiscalizar a execução. Os serviços foram feitos pela empresa HBM Serviços de Engenharia, contratada via licitação.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos