Cidadão

Famílias do União da Vitória e outros bairros recebem posse definitiva de imóveis amanhã

Com este novo lote de entregas, serão mais de 60 escrituras liberadas somente nesta semana

A Prefeitura de Londrina, por meio da Companhia de Habitação (COHAB-LD), realiza nesta sexta-feira (21), às 17h, a entrega de 15 escrituras imobiliárias para famílias que residem no Jardim União da Vitória, na região sul, e também nos bairros Novo Perobal (sul), jardins Primavera, Quati e José Belinati (norte), além do João Turquino (oeste). Este é mais um lote de títulos de posse viabilizados pela administração municipal, integrando o Programa de Regularização Fundiária da COHAB.

O prefeito Marcelo Belinati e o presidente da COHAB-LD, Luiz Cândido de Oliveira, realizarão o repasse dos títulos para famílias na sede da COHAB-LD, na rua Pernambuco, 1.002, centro. O encontro contará com presença controlada de participantes, respeitando as medidas sanitárias e de segurança contra a Covid-19, incluindo uso de máscara obrigatório, distanciamento adequado e uso de álcool gel.

Nessa etapa, dentre os beneficiários que terão em mãos a escritura oficial de suas casas, registrada em cartório, estão alguns idosos que permaneciam na irregularidade, por não entenderem a importância da regularização desses imóveis, mesmo com o incessante trabalho da COHAB-LD ao longo de muitos anos.

Uma delas é Maria Aparecida dos Santos Pimentel, de 87 anos, que vive há décadas no União da Vitória, e agora terá seu título de propriedade. Também receberá sua escritura definitiva a moradora do Novo Perobal, Augusta Oliveira Passos, 64 anos, que vive nessa localidade desde 1997.

Das 15 escrituras a serem entregues nesta etapa, serão nove títulos de posse para famílias do União da Vitória e mais seis distribuídos entre os jardins Novo Perobal (2), Primavera (1), José Belinati (1), Quati (1) e João Turquino (1).

Segundo o presidente da COHAB-LD, Luiz Cândido de Oliveira, a regularização fundiária proporciona mais segurança e dignidade aos moradores de muitas partes da cidade, garantindo a posse definitiva da propriedade dos imóveis. “Trata-se de uma grande conquista para quem antes vivia de forma irregular em seus bairros, sem ter certeza sobre o que poderia acontecer com as casas. Agora, essas famílias podem ficar tranquilas sabendo que a moradia está devidamente registrada em seus nomes”, disse.

No União da Vitória, que começou a ser habitado há cerca de 40 anos, muitas famílias que ali vivem ainda não contam com a escritura oficializada. “A regularização desses locais é um processo muitas vezes complexo e lento, pois envolve uma série de fatores, incluindo pendências judiciais e de documentações. A COHAB continua trabalhando intensamente para possibilitar que cada vez mais famílias sejam contempladas por toda a cidade de Londrina”, acrescentou.

Além da liberação dessas 15 escrituras imobiliárias, atendendo vários bairros, a Prefeitura entrega, nesta quinta-feira (20), outras 48 escrituras de moradias do Residencial Horizonte II, totalizando 63 títulos de propriedade entregues nesta semana.

União da Vitória – O Jardim União da Vitória é um bairro localizado na zona sul do município de Londrina, a aproximadamente 10 km do centro. Esse local passou a ser povoado a partir de ocupações irregulares na década de 1980 e, com o passar dos anos, o número de habitantes aumentou de forma acelerada.

Em 1970, o que hoje é o Jardim União da Vitória era uma extensa área rural, com 46 alqueires, em torno da bacia do Córrego Jerimu. Na época, plantava-se café e formavam-se pastagens, havendo apenas quatro casas, sendo duas de cada lado da margem do córrego. Em 1977, a Companhia de Habitação de Londrina (COHAB-LD) adquiriu parte da extensão territorial conhecida hoje como Jardim União da Vitória.

Em 1988, surgiram os primeiros movimentos em busca de infraestrutura para o lugar. Após abril de 1989, foram realizadas várias campanhas por uma Comissão constituída por representantes dos moradores e da COHAB-LD para a implantação do sistema de mutirão para construção de moradias. Neste mesmo ano, foram fundadas a primeira creche e a Unidade Básica de Saúde.

O trabalho realizado pelo Departamento Social da COHAB-LD permitiu, além da identificação do perfil dos moradores, um grande avanço na avaliação diagnóstica deste bairro, sendo possível, inclusive, identificar os principais problemas de infraestrutura do local e a necessidade de uma maior articulação entre os moradores para apoderarem-se de seus direitos junto aos órgãos públicos. Apesar de a grande maioria dos lotes do União I e II já estarem regularizados, alguns ainda estão por regularizar. A COHAB-LD tem trabalhado para garantir a segurança da posse a todas as famílias.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos