Codel faz chamamento para Parque Tecnológico
Município incentiva empresas e instituições tecnológicas a se instalarem no Parque Tecnológico
O Instituto de Desenvolvimento de Londrina (CODEL) publica, nesta segunda-feira (28), um chamamento oficial para empresas e instituições tecnológicas que desejam se instalar no Parque Tecnológico de Londrina Francisco Sciarra, (avenida das Maritacas, s/n, Parque das Industrias Leves).
O chamamento visa selecionar empresas de desenvolvimento e inovação tecnológica, instituições científicas e tecnológicas e incubadoras tecnológicas que apresentem propostas que atendem a dois requisitos básicos: competência em projetos de pesquisa e desenvolvimento e qualificação dos profissionais, trazendo um impacto tecnológico em pesquisa, inovação e desenvolvimento para a cidade.
Os terrenos serão concedidos, em doação, às empresas ou instituições, que poderão pleitear apenas um lote, com metragem de acordo com a proposta apresentada. Excepcionalmente, serão aceitas propostas de implantação em mais de um lote, mediante apresentação de justificativa detalhada. Os lotes disponibilizados dispõem de áreas que variam de 1.015,76 m² a 3.289,89 m², e que podem receber construção vertical de até três pavimentos.
Já com infraestrutura urbana completa, o parque conta com sistema de água, esgoto, iluminação pública, asfalto e acesso à fibra óptica. Além disso, a proximidade de outras instituições e empresas, que trabalham com pesquisas na mesma área, pode proporcionar uma troca de experiências e a aproximação das entidades.
O Parque Tecnológico objetiva reunir entidades que pensam tecnologia e inovação e dar um peso de marketing, já que é um espaço diferenciado. “O Parque Tecnológico dará, cada vez mais, visibilidade tecnológica a Londrina”, afirmou o diretor de Ciência e Tecnologia do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Marcus von Borstel.
A cidade, favorecida pela presença de universidades e instituições tecnológicas fortes, pretende se tornar um polo tecnológico. “O Parque é mais um passo para a atração de novos investimentos. Londrina deve se tornar um centro de referência tecnológica”, ressaltou von Borstel.
As propostas devem ser entregues na Codel, ao longo de 2011, conforme disponibilidade dos lotes e de acordo com as especificações do chamamento. Deve conter, entre outras informações, uma descrição detalhada das atividades já realizadas pela instituição, comprovando a competência na elaboração e gestão de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica.
A instituição também deve comprovar na proposta a qualificação do corpo profissional e dos gestores institucionais responsáveis pela proposta, demonstrando que conta com profissionais qualificados dentro da área da proposta apresentada. Deverá constar uma descrição do impacto tecnológico esperado, da contribuição à inovação e do impacto à competitividade econômica regional.
O Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia analisará a qualificação técnica da instituição. Após a aprovação do Conselho, a proposta será encaminhada à Comissão Especial de Planejamento, Implantação e Acompanhamento Industrial, composta por representantes dos poderes executivo e legislativo e da sociedade civil, nos termos da Lei n° 5.669/93. Posteriormente, a proposta passará pela autorização da Câmara Municipal.
O chamamento na íntegra está à disposição dos interessados no portal da Prefeitura de Londrina (www.londrina.pr.gov.br) e no site da Codel (www.codel.londrina.pr.gov.br). Mais informações podem ser obtidas na Instituição, através do telefone 3379-2300, das 12h às 18h.