Concessões de 103 túmulos do Padre Anchieta são revogadas
A Acesf publicou no Jornal Oficial o nome dos proprietários com as concessões revogadas; Cemitério da Saudade tem 500 túmulos em ruína ou abandono
A Administração de Cemitérios e Serviços Funerários (Acesf) publicou, no Jornal Oficial n° 1518, de 25 de março, o Decreto n° 284 que revogou o Título de Concessão de 103 túmulos em estado de ruína ou abandono do Cemitério Padre Anchieta.
O decreto foi o ato de encerramento do processo de recuperação dos jazigos do cemitério, iniciado em maio de 2010. “Nós tomamos todas as providências cabíveis à Acesf, para recuperar os túmulos”, afirmou a superintendente da Administração, Luciana Viçoso.
No início da avaliação dos jazigos, a Acesf apurou que 238 estavam em estado de abandono ou em ruínas. A partir de então, a Administração enviou cartas aos proprietários, notificando sobre o estado de seus túmulos. Após a notificação, 123 túmulos continuaram no mesmo estado.
Em fevereiro deste ano, a Acesf divulgou, em jornal de grande circulação, a relação dos nomes com os números dos jazigos, para que os proprietários tomassem providências. Eles tiveram até o dia 24 de fevereiro para comparecerem à Acesf e retirarem uma licença para a reforma. O prazo para o fim da reforma terminou no último dia 24.
Uma nova avaliação foi feita e constatado que 103 jazigos ainda se encontravam em estado de abandono. “Nós retiramos os ossos desses túmulos e encaminhamos para um ossário coletivo no cemitério”, declarou a superintendente.
No Jornal Oficial, constam os nomes dos proprietários de jazigos que perderam o direito de uso, por não mantê-los em boas condições. Esses túmulos serão comercializados pela Acesf.
Cemitérios da Saudade e São Pedro
Após o término da verificação dos túmulos do Cemitério Padre Anchieta, no começo de março, o mesmo trabalho teve início nos Cemitérios da Saudade e São Pedro. Um primeiro levantamento feito no maior cemitério de Londrina, da Saudade, constatou que 500 jazigos estão em estado de abandono ou em ruínas.
A Acesf agirá da mesma forma, para que os proprietários desses túmulos sejam avisados e tomem as providências necessárias. “A ação será feita simultaneamente nos dois cemitérios. Os proprietários devem tomar providências, para não terem suas concessões revogadas”, explicou Luciana Viçoso.