Cidade

Concessões de 103 túmulos do Padre Anchieta são revogadas

A Acesf publicou no Jornal Oficial o nome dos proprietários com as concessões revogadas; Cemitério da Saudade tem 500 túmulos em ruína ou abandono

A Administração de Cemitérios e Serviços Funerários (Acesf) publicou, no Jornal Oficial n° 1518, de 25 de março, o Decreto n° 284 que revogou o Título de Concessão de 103 túmulos em estado de ruína ou abandono do Cemitério Padre Anchieta.

O decreto foi o ato de encerramento do processo de recuperação dos jazigos do cemitério, iniciado em maio de 2010. “Nós tomamos todas as providências cabíveis à Acesf, para recuperar os túmulos”, afirmou a superintendente da Administração, Luciana Viçoso.

No início da avaliação dos jazigos, a Acesf apurou que 238 estavam em estado de abandono ou em ruínas. A partir de então, a Administração enviou cartas aos proprietários, notificando sobre o estado de seus túmulos. Após a notificação, 123 túmulos continuaram no mesmo estado.

Em fevereiro deste ano, a Acesf divulgou, em jornal de grande circulação, a relação dos nomes com os números dos jazigos, para que os proprietários tomassem providências. Eles tiveram até o dia 24 de fevereiro para comparecerem à Acesf e retirarem uma licença para a reforma. O prazo para o fim da reforma terminou no último dia 24.

Uma nova avaliação foi feita e constatado que 103 jazigos ainda se encontravam em estado de abandono. “Nós retiramos os ossos desses túmulos e encaminhamos para um ossário coletivo no cemitério”, declarou a superintendente.

No Jornal Oficial, constam os nomes dos proprietários de jazigos que perderam o direito de uso, por não mantê-los em boas condições. Esses túmulos serão comercializados pela Acesf.

Cemitérios da Saudade e São Pedro

Após o término da verificação dos túmulos do Cemitério Padre Anchieta, no começo de março, o mesmo trabalho teve início nos Cemitérios da Saudade e São Pedro. Um primeiro levantamento feito no maior cemitério de Londrina, da Saudade, constatou que 500 jazigos estão em estado de abandono ou em ruínas.

A Acesf agirá da mesma forma, para que os proprietários desses túmulos sejam avisados e tomem as providências necessárias. “A ação será feita simultaneamente nos dois cemitérios. Os proprietários devem tomar providências, para não terem suas concessões revogadas”, explicou Luciana Viçoso.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos