Secretaria de Gestão Pública realiza apresentação para a Prefeitura de Blumenau
Entre outros assuntos, representantes londrinenses falaram sobre o Programa Compra Londrina e avanços na transparência pública; delegação também visitou centro de logística blumenauense
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Na última sexta-feira (28), representantes da secretaria municipal de Gestão Pública (SMGP) estiveram na Prefeitura de Blumenau, onde fizeram uma apresentação sobre práticas de modernização na gestão pública para o prefeito do município catarinense, Mario Hildebrandt; a vice, Maria Regina; e diversos secretários municipais. Posteriormente, a delegação realizou uma visita técnica ao Centro Integrado de Armazenagem e Distribuição (Ciad), da Prefeitura de Blumenau.
Participaram das atividades o secretário municipal de Gestão Pública, Fábio Cavazotti; a diretora de Gestão de Bens Municipais, Marcella Kiyonaga; a gerente de Padronização e Planejamento de Compras, Stephanie Rossi de Lima; e a gerente de Bens Móveis, Tatiene Matoba.
O secretário municipal de Gestão Pública, Fábio Cavazotti, contou que os representantes londrinenses abordaram as inovações promovidas pelo Município na área de compras públicas, incluindo o programa Compra Londrina, assim como os avanços relativos à transparência administrativa. A apresentação também enfocou as cooperações técnicas do Município com a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina (Fauel) e o Núcleo Interdisciplinar de Gestão Pública (Nigep). Cavazotti explicou, ainda, que o encontro foi articulado pelo projeto Act4Delivery, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que tem o objetivo de promover o intercâmbio de boas práticas de gestão pública.
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“A Prefeitura de Blumenau e a Udesc têm bastante interesse em aprender mais sobre as nossas parcerias com a UEL. Além disso, também explicamos as inovações que a Prefeitura de Londrina realizou no sentido de otimizar as compras públicas e o trabalho que nos levou a ser considerados a cidade mais transparente do Brasil, de acordo com a Controladoria-Geral da União”, disse.
Durante a visita ao Centro Integrado de Armazenagem e Distribuição (Ciad), a delegação londrinense procurou aprender mais sobre a experiência da Prefeitura de Blumenau na área de logística. “Estamos trabalhando para a implantação de um centro de logística no antigo barracão do Instituto Brasileiro do Café, que foi cedido à Prefeitura de Londrina. Pretendemos utilizar esse espaço para centralizar a fiscalização das compras municipais, organizar estoques de segurança e promover a racionalidade do consumo, com a medição de gastos. Dessa forma, o encontro com a Prefeitura de Blumenau foi bastante produtivo e nos permitiu uma troca de experiências muito positiva para ambas as partes”, afirmou.
A professora do curso de Administração Pública da Udesc e coordenadora do projeto Act4Delivery, Paula Schommer, intermediou a visita e participou dos eventos. Segundo Schommer, tanto Londrina quanto Blumenau são municípios que se destacam nas áreas de transparência pública, capacitação de servidores e qualidade dos serviços municipais. Por isso, o Act4Delivery está desenvolvendo um projeto-piloto que visa reforçar as conexões e propiciar trocas de experiências entre os municípios.
“Já acompanhamos Londrina há alguns anos, e achamos muito interessante a colaboração entre a Prefeitura e a UEL, assim como o esforço e os resultados obtidos pela gestão na área da transparência. Nosso objetivo é que Blumenau e Londrina sirvam de exemplo para outros municípios, e esperamos que o intercâmbio entre as duas cidades contribua para que evoluam ainda mais. Futuramente, pretendemos expandir o projeto para que envolva outras prefeituras”, disse.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o secretário municipal de Gestão Pública, Fábio Cavazotti, pelo telefone (43) 3372-4382.