Secretaria de Planejamento e Tecnologia moderniza bancos de dados municipais

Medida trará mais eficiência e segurança ao gerenciamento de informações do Município; durante a atualização, alguns serviços estarão temporariamente fora do ar entre quinta (10) e sexta-feira (11)

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia (SMPOT), realiza a modernização de seus bancos de dados entre as 19h desta quinta (10) e as 18h de sexta-feira (11). Durante esse período, alguns dos serviços on-line disponibilizados no portal do Município estarão inacessíveis por algumas horas, incluindo o cadastramento para vacinação mantido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a página do Programa de Regularização Fiscal (Profis), da Secretaria Municipal de Fazenda (SMF), entre outros. A maior parte das ações ocorrerá na sexta-feira (11), data em que não haverá expediente nos serviços públicos municipais, devido ao feriado em comemoração ao Dia do Padroeiro de Londrina.

Diretor de Tecnologia da Informação, Márcio Horaguti. Foto: Emerson Dias

Executada pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da SMPOT, sob coordenação do diretor de TI, Márcio Horaguti, a medida será aplicada aos dados das secretarias municipais de Saúde; Fazenda; Educação; Assistência Social; e Recursos Humanos. Todas as informações dessas pastas passarão a ser armazenadas em um moderno banco de dados Oracle, que foi adquirido recentemente pela Prefeitura, mediante um investimento de R$ 5 milhões, em recursos próprios. Com a modernização, a administração passará a utilizar um equipamento de ponta, consideravelmente mais avançado que o banco de dados atual, que tem cerca de vinte anos. Além da compra de equipamentos de hardware e software, a Prefeitura terá acesso aos serviços de suporte técnico, manutenção, backup e assistência da Oracle, empresa que é referência mundial no segmento de tecnologia da informação.

Secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada. Foto: Emerson Dias

De acordo com o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, a adoção da nova tecnologia vai proporcionar avanços significativos tanto para a gestão municipal quanto para a comunidade. “Esse equipamento traz melhorias essenciais em performance, eficiência e segurança. Ele faz parte de um pacote de investimentos em modernização, com várias medidas, que totaliza mais de R$ 13 milhões, e que vai otimizar grandemente a atuação das secretarias e órgãos municipais, incluindo o atendimento aos cidadãos”, disse.

Secretário municipal de Fazenda, João Carlos Barbosa Perez. Foto: Emerson Dias

O secretário municipal de Fazenda, João Carlos Barbosa Perez, ressaltou a intenção da Prefeitura de aperfeiçoar cada vez mais os serviços oferecidos à população. Ele informou que, além da migração do banco de dados, a SMF está realizando, também, a atualização tecnológica de seu sistema tributário como um todo. “Trata-se de um volume de investimentos e de uma evolução tecnológica nunca vistos antes pelo Município. Eles irão contribuir para o oferecimento de inúmeros serviços via web, possibilitando aos cidadãos londrinenses ainda mais segurança e agilidade nas interações com a administração”, afirmou.

O diretor de Tecnologia da Informação, Márcio Horaguti, destacou a qualidade do banco de dados Oracle adquirido pela Prefeitura. “É uma mudança total de paradigma. Londrina será a primeira cidade do interior a contar com um equipamento que, atualmente, só é utilizado por governos estaduais e prefeituras de capitais”, salientou.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o diretor de Tecnologia da Informação da SMPOT, Márcio Horaguti, pelo telefone (43) 3372-4054.