Destaques

Procon divulga pesquisa de preços de produtos para a Páscoa

Pescados e produtos de chocolate tiveram seus preços pesquisados; órgão chama consumidores para fiscalizar e denunciar irregularidades

Pescados e produtos de chocolate tiveram seus preços pesquisados; órgão chama consumidores para fiscalizar e denunciar irregularidades

Entre os dias 8 e 12 de abril, o Procon-LD realizou mais uma pesquisa de preços, que abrange todas as regiões da cidade. A pesquisa apontou informações relevantes sobre os preços praticados sobre produtos como ovos de páscoa, chocolates e pescados, que estão sendo comercializados em grande escala em todo o país, devido à proximidade da Páscoa.

Ao todo foram pesquisados 102 itens variados de chocolate e ovos de páscoa, e 24 variedades de pescados. Os itens de chocolate foram cotados em nove estabelecimentos, enquanto os pescados foram pesquisados em 11 pontos comerciais.

Segundo o coordenador do Procon-LD, Carlos Neves Júnior, o principal objetivo da pesquisa é divulgar a variação dos preços praticados nos estabelecimentos de maior procura e que apresentem maior variedade dos produtos pesquisados. “Solicitamos que os maiores estabelecimentos de cada região nos enviassem a cotação das principais marcas disponíveis, em diversos pesos”, explicou Neves.

Entre os pescados cotados, encontram-se frutos do mar, peixes de água doce e salgada, que apresentaram uma variação de até 166,52%, levando em consideração o mesmo produto em diversos estabelecimentos. Com relação aos ovos de páscoa, bombons e chocolates, a variação máxima do mesmo produto em relação aos estabelecimentos foi de 127,44%. “Vale a pena pesquisar antes”, orientou o coordenador.

Neves informou ainda que existem dois pontos importantes para que o consumidor faça uma boa compra: o preço e a qualidade. “É importante que o consumidor faça uma cotação antes de entrar no primeiro estabelecimento e comprar. Depois, é preciso observar os detalhes, se o preço da gôndola é o mesmo registrado no caixa e se os produtos não apresentam problemas”, informou.

O coordenador chamou a atenção para que os consumidores trabalhem como fiscais do Procon, avaliando os produtos e denunciando irregularidades pelo número 151, que serão averiguadas pelos fiscais. “O ano passado tivemos muitos casos de reclamações de ovos de páscoa quebrados. O consumidor precisa observar esse fato antes de sair do estabelecimento e informar ao responsável do setor”, disse Neves.

A pesquisa está disponibilizada na íntegra no portal da Prefeitura, na página de pesquisas do Procon www.londrina.pr.gov.br/procon, e pode ser consultada por todos os consumidores. “É importante a divulgação destas pesquisas pois elas verificam fatores que ferem o código de defesa do consumidor. O consumidor precisa praticar sua cidadania e fiscalizar o cumprimento da lei”, concluiu.

Foto ilustrativa: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos