Cidade

Prefeito entrega duas capelas mortuárias no Ouro Verde

Demanda era uma antiga reivindicação dos moradores do bairro; antes como centro comunitário, local vai beneficiar moradores da região norte

Demanda era uma antiga reivindicação dos moradores do bairro; antes como centro comunitário, local vai beneficiar moradores da região norte

O prefeito Barbosa Neto entregou hoje (20), durante coletiva semanal, duas capelas mortuárias no Parque Ouro Verde. As capelas de 80 m² cada, ficam localizadas na rua Etiópia, 115, e atenderão os moradores de outros bairros da região norte da cidade, como Hilda Mandarino, Coliseu e Parigot de Souza.

Demanda era uma antiga reivindicação dos moradores do bairro; antes como centro comunitário, local vai beneficiar moradores da região norteO local utilizado pela Administração de Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf) para a construção das capelas mortuárias antigamente funcionava como centro comunitário. O endereço, entre outras atribuições, também era usado para realização de velórios, mas não oferecia condições estruturais adequadas para atender a comunidade de forma adequada.  

O trabalho conjunto entre várias secretarias municipais, ação coordenada pela Acesf, possibilitou que as capelas fossem entregues com rapidez. O investimento de R$ 50 mil foi dividido na instalação de grades colocadas anteriormente no bosque central pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU); disponibilidade de maquinário pela Secretaria de Obras e algumas telhas pela Gestão Pública.

“Na nossa administração, as secretarias se esforçam unicamente com o objetivo de cuidar da cidade. Pedimos que a comunidade tenha compreensão e conserve as capelas do Parque Ouro Verde, auxiliando a prefeitura na manutenção e limpeza desses locais”, solicitou Barbosa Neto. O prefeito argumentou que as duas unidades oferecem mais dignidade para a população do bairro.

Segundo a superintendente da Acesf, Luciana Viçoso, o envolvimento de diversas secretarias e o apoio da comunidade local permite uma economia considerável nos custos. Ela ressaltou a importância de parcerias para a execução das obras. “A instalação de capelas mortuárias na região norte faz com que os moradores velem seus parentes no bairro, mais próximo de sua casa”, comentou.

A solenidade desta quinta-feira contou ainda com a presença dos vereadores Sebastião dos Metalúrgicos (PDT) e Tito Vale (PMDB) e Demanda era uma antiga reivindicação dos moradores do bairro; antes como centro comunitário, local vai beneficiar moradores da região nortealgumas lideranças religiosas do bairro, como o padre Ozanilton Batista e o pastor Luis Antônio Casemiro. O prefeito aproveitou a coletiva para encaminhar projeto de lei que batiza as capelas mortuárias com o nome de Porfírio Nazário, líder comunitário conhecido no Parque Ouro Verde.

Na gestão do prefeito Barbosa Neto, Além das duas capelas mortuárias no Ouro Verde entregues hoje, já foram reformadas e ampliadas as duas capelas da JK; está em reforma as duas capelas do cemitério jardim da Saudade, que também está ganhando uma nova capela; e a comunidade do Monte Cristo, na região leste, teve seu centro comunitário transformado em capela. Londrina contava com seis capelas mortuárias municipais até o ano de 2009. Ainda nesse ano serão licitadas mais 12 capelas mortuárias para o município.

Fotos: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos