Prefeitura realiza seminário para discutir o Sistema Único de Saúde
As discussões acontecem nesta quinta e sexta-feira; os interessados devem entrar em contato através do e-mail: oficina@asms.londrina.pr.gov.br
A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove nesta quinta (5) e sexta-feira (6), o I Seminário sobre “Construção de práticas e organização da Atenção à Saúde no SUS no âmbito dos municípios: avanços e desafios”. O objetivo é discutir o Sistema Único de Saúde (SUS) e o seu funcionamento em Londrina e em outras cidades.
“O município de Londrina trabalha com o SUS em gestão plena, demandando sua organização. Com 20 anos, essa é uma boa política, que veio para ficar, mas precisa ser sempre discutida. É necessário lembrar a origem do SUS, as mudanças sofridas nesse meio tempo e discutir novas ações”, explicou a Promotora de Saúde Pública, da Secretaria de Saúde, Renata Baldo.
O evento se inicia na quinta-feira com a realização do Painel “Gestão do Sus e ferramenteas de gestão”, às 19h30, na Câmara Municipal.
Já na sexta-feira serão realizadas discussões, das 8h às 12h, na Faculdade Pitágoras. São quatro salas de discussão, com os temas:
1 – Avanços e desafios na construção de práticas e organização à saúde no SUS – experiências de outos municipios;
2 – Aspectos legais das ferramentas de gerenciamento do SUS;
3 – Construção de Redes de Atenção e;
4 – A lógica do financiamento do SUS e Carreira médica do SUS.
O evento culmina com a realização de uma plenária, das 14h às 17h30, promovida pela secretária municipal de Saúde, Ana Olympia, onde será feita as discussões e apontamentos das proporsições relatadas nas salas.
Além dos diretores, gestores, gerentes, assessores da área de saúde municipal, nomes influentes na área estarão presentes no evento. Como o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e secretário de Saúde de Maringá, Antonio Carlos Figueiredo Nardi; o secretário de Saúde de Araucária, Haroldo Ferreira; o secretário de Saúde de São José dos Pinhais, Armando Raggio e o prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald Ghisi. O objetivo é promover a troca de experiências. “Iremos ouvir a experiência de outros municípios e levar essa discussão aos nossos funcionários”, destacou a Promotora de Saúde Pública.
“Esse é o primeiro seminário promovido e nada impede que, a partir de sua demanda, sejam feitas novas reuniões para discutir temas mais pontuais que foram levantados”, enfatizou Renata.
O evento é aberto aos servidores de saúde e cada sala de discussão possui o limite de cerca de 30 participantes. Os interessados devem entrar em contato através do e-mail: oficina@asms.londrina.pr.gov.br.




