Cidadão

Secretaria do Trabalho fará atendimento em Libras por meio de aplicativo exclusivo

Com o programa, que será aplicado na SMTER e na Sala do Empreendedor, os intérpretes de Libras serão acionados de forma remota

A Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER) vai ofertar atendimento com tradução na Língua Brasileira de Sinais (Libras). A novidade será viabilizada pelo HelpVox, um programa que possibilita o acesso remoto a uma central de intérpretes de libras e que foi doado ao Município por um período inicial de 30 dias. O sistema ficará disponível no atendimento da SMTER e na Sala do Empreendedor.

No lançamento do atendimento em Libras, em data a ser definida, haverá uma demonstração da aplicabilidade do programa. A previsão é que devem comparecer o secretário municipal do Trabalho, Emprego e Renda, Gustavo Santos; e a deputada federal Luísa Canziani, articuladora do projeto na cidade.

De acordo com o secretário do Trabalho, Emprego e Renda, Gustavo Santos, o programa vai ampliar o atendimento aos trabalhadores com deficiência e contribuir ainda mais para a inserção desse público no mercado de trabalho. Segundo estimativas da Associação Londrinense dos Surdos, cerca de 5% da população tem deficiência auditiva.

A iniciativa é uma das ações do Pacto Municipal das Pessoas com Deficiência, projeto idealizado pela deputada federal Luísa Canziani, que iniciou em junho e visa chamar a atenção da população em geral para os problemas enfrentados diariamente pelas pessoas com deficiência. “Uma sociedade mais justa e igualitária se faz com mais inclusão. Temos que estar sensíveis às dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência e oferecer soluções que minimizem esse cenário”, afirmou.

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