Destaques

Prefeito Marcelo recebe diretor da CNM e anuncia filiação da Prefeitura à entidade

Objetivo da CNM é reunir as demandas dos municípios brasileiros, focando no fortalecimento e na autonomia dos governos locais

Na manhã desta quarta-feira (21), o prefeito Marcelo Belinati recebeu a visita do diretor da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Juarez Henrichs, em seu gabinete. Na oportunidade, eles formalizaram a filiação do Município de Londrina à confederação.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) é uma organização independente, apartidária e sem fins lucrativos, que existe desde fevereiro de 1980. Seu objetivo principal é reunir as demandas dos municípios brasileiros, focando no fortalecimento e na autonomia dos governos municipais, para aprimorar as gestões e a qualidade de vida da população. Atualmente, há 5.237 municípios filiados à CNM, sendo que dos 399 municípios paranaenses, apenas nove ainda não integram o quadro da confederação. Os próximos a se filiarem, na região, são Bandeirantes e Rancho Alegre.

Segundo Marcelo Belinati, a CNN é a entidade que engloba o maior número de prefeituras brasileiras, assim, filiar-se a ela ajuda na resolutividade dos problemas locais. “É fato que o maior volume de recursos, no Brasil, devido ao Pacto Federativo, fica com o governo federal e estadual, cabendo a menor parte para as Prefeituras. Ocorre que os problemas estão nas cidades e essa é uma confederação que defende as pautas dos municípios, por isso é importante que a Prefeitura de Londrina participe ativamente, pois os problemas se repetem e são semelhantes em todos os municípios. A união dos municípios facilita na solução dos problemas e quem ganha com isso é a população”, enfatizou o prefeito de Londrina.

Entre as demandas debatidas com a CNM estiveram presentes àquela referentes às dívidas dos precatórios, que são uma espécie de requisição de pagamento de determinada quantia a que a Fazenda Pública Municipal foi condenada em processo judicial, a pagar. São valores totais acima de 60 salários mínimos por beneficiário, que os municípios devem quitar.

Sobre isso, o prefeito explicou que a CNM conseguiu a prorrogação dos pagamentos dos precatórios para 2029, o que alivia os caixas públicos municipais, para a implementação de ações e políticas para a saúde, educação, mobilidade urbana e outros. “Nós conseguimos mudar o pagamento dos precatórios de 2024 para 2029. Foi uma conquista não só para Londrina, para o Brasil todo, porque todos os prefeitos tinham problema com isso”, completou o Diretor da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Juarez Henrichs.

Durante a reunião, o presidente da CNM agradeceu publicamente ao prefeito Marcelo Belinati pelo apoio que a Confederação vem recebendo dele, nos 22 anos que está na Confederação Nacional dos Municípios. “O prefeito Marcelo Belinati sempre foi a nossa referência, não só no Paraná, mas em todo o Brasil. Quando deputado federal, votou em todas as nossas pautas municipalistas. Queremos agradecê-lo pela sua sensibilidade, capacidade, ousadia e gestão. Ele não é um político, mas sim um gestor que está fazendo da Prefeitura de Londrina uma empresa, que tem dono e cliente: a população”, parabenizou Henrichs.

 

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos