Mudança de sentido na Guilherme de Almeida aumenta segurança da via
Trecho entre as ruas Trevo Branco e Madressilva passará a ser utilizado como mão única, do bairro para o centro; obras de adaptação começa na próxima segunda-feira
A avenida Guilherme de Almeida é palco de vários acidentes e, por isso, a comunidade reivindicava mudanças na via. Para reverter esse quadro, na última sexta-feira (6), o prefeito Barbosa Neto determinou a implantação de mão única no trecho de pista simples da avenida.
O trecho, que totaliza aproximadamente 1.100m, está situado entre as ruas Trevo Branco e Madressilva. A via, que antes funcionava como mão dupla, passará a funcionar como mão única, do bairro para o centro. A mudança foi aceita pelo Departamento de Estradas e Rodagens (DER/PR).
Com isso, os motoristas, que antes utilizavam a Guilherme de Almeida para ir do centro aos bairros, terão que utilizar a marginal da PR 445, em sentido oposto, ou passar por dentro do Parque Ouro Branco.
Este trecho da avenida Guilherme de Almeida passa a funcionar em novo sentido, assim que a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), responsável pela sinalização na via, tanto horizontal, como vertical, finalize o serviço. Ela já inicia os trabalhos na próxima segunda-feira (16).
De acordo com o arquiteto do Instituto de Planejamento Urbano de Londrina – IPPUL, Hirak Ohara, a mudança de sentido aumenta a segurança da via. “Mudança garante mais segurança, primeiro porque, para cruzar uma rua de mão única, você olha só para um lado”, observou Ohara.
Ele explicou que, para melhorar a segurança e reduzir a velocidade dos motoristas, será ampliado um quebra-mola pequeno do local e implantado um grande, além de duas faixas elevadas de travessia de pedestres.
Outra mudança no local é a implantação de um semáforo no cruzamento da Madressilva com a Guilherme de Almeida.
O diretor de trânsito da CMTU, Wilson de Jesus, solicitou aos motoristas e pedestres redobrarem a atenção, ao utilizarem a avenida da Guilherme de Almeida. “Isso porque a avenida estará em obras e haverá mudança de sinalização”, explicou. “Caso seja necessária obstrução de alguma área, a comunidade será avisada, antecipadamente.