Cidade

Saúde promove evento em parceria com a UEL nesta segunda

Os profissionais da saúde poderão participar de conferência e oficina; evento também homenageia os enfermeiros, cujo dia foi comemorado ontem (12)  

A Secretaria de Saúde, em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL), promove, nesta segunda-feira (16), a conferência “O trabalho multiprofissional em saúde” e a oficina “Gerência de unidade básica de saúde”, dentro do Programa Pró Saúde II.

A conferência será realizada no período da manhã, das 9h às 12h, no anfiteatro do Hospital Universitário (HU) e é voltada aos profissionais da saúde e docentes. Já a oficina será realizada das 14h às 17h30, no auditório da Vila da Saúde, e pretende atingir os docentes de enfermagem e enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Londrina, Cambé e Ibiporã.

A oficina faz parte da Semana da Enfermagem e, também, pretende homenagear esses profissionais cujo dia foi comemorado ontem (12). “Essa oficina é uma forma de nós discutirmos o papel dos enfermeiros nas UBS”, afirmou a diretora de ações em saúde da Secretaria de Saúde e enfermeira, Bruna Petrillo.

Os eventos serão ministrados pela professora associada da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutora em Saúde Coletiva pela Kings College do Reino Unido, Marina Peduzzi. O Programa Pró Saúde II é uma política do Ministério da Saúde que visa auxiliar os profissionais da área na melhora e humanização do atendimento.

Enfermagem na rede

Dia 12 de maio é o Dia Internacional da Enfermagem e o Dia do Enfermeiro. Em Londrina, só na rede municipal de saúde, cerca de 115 enfermeiros e 400 auxiliares de enfermagem trabalham em diversas áreas da saúde.

Segundo Bruna Petrillo, os enfermeiros são responsáveis pela educação em saúde, gerenciamento das UBS, gestão do sistema de saúde, estratégia da saúde da família, através dos cuidados e da assistência, e realização de pesquisas dentro da rede municipal.

“Os enfermeiros planejam as ações e fazem as avaliações para direcionar essas ações. Indicam quais devem ser os cuidados e são os responsáveis pelo cuidado direto do paciente”, disse a diretora, em relação às funções desempenhadas dentro das UBS.

Esses profissionais podem trabalhar dentro da coordenação das Unidades, gerenciando o serviço, serem assistentes ou ainda desempenhando ambos os serviços.

A secretária de Saúde, Ana Olympia Marcondes Dornellas, destacou a importância dos profissionais de enfermagem. “As equipes são multiprofissionais e cada membro dessa equipe é indispensável. Sem todos eles, o todo não funciona.”

Ana Olympia comparou os profissionais dessa área a um corpo. “A cabeça são os enfermeiros, mas sem os outros profissionais, como os auxiliares de enfermagem, esse corpo não trabalha e não produz um resultado de qualidade”, declarou.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos