Prefeito visita obra de execução de espelho d’ água
Obra localizada na zona norte, que inclui mata ciliar, pista de caminhada, academia ao ar livre e espaço para esportes, entre outros benefícios para a comunidade
O prefeito Barbosa Neto visitou hoje (18) à tarde o início da obra de execução de espelho d’água na zona norte de Londrina. O espaço de lazer e preservação ambiental fica localizado nos fundos de vale dos conjuntos Farid Libos e José Belinati, locais escolhidos pela Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) para implantar o projeto.
De acordo com o secretário municipal do Ambiente, José Novaes Faraco, a Sema é responsável pela execução do espelho e formação de mata ciliar. “Essas obras devem estar concluídas em cerca de um mês”, afirmou o secretário. Ele disse também que a mata ciliar deverá medir 30m e o espelho d’ água 80 cm de profundidade.
O Ribeirão Lindóia será utilizado pela prefeitura para desvio da água, que vai abastecer o espelho. O município não vai ter nenhum custo, já que os recursos aplicados vêm diretamente de empresas que contraíram dívidas com a Sema, mas vão reverter o débito na realização dos espelhos. Para que a ação tenha eficiência, outras secretarias também vão atuar em parceria, para beneficiar a comunidade dos dois conjuntos habitacionais.
Depois desta etapa, a Companhia de Habitação de Londrina (Cohab) vai transferir as famílias da região para residências construídas pelo programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal. A Secretaria de Obras é outra parceira do projeto e tem a responsabilidade de construir a pista de caminhada e adequar o local.
Barbosa Neto agradeceu o empenho de todos que tornaram possível o início da obra hoje. “Ao chefe regional do IAP (Instituto Ambiental do Paraná), Andrew Pinheiro Neto, ao secretário do Ambiente, e a toda equipe da Sema, que foi fundamental para que o início da obra fosse possível”, pontuou o prefeito.
Ele destacou que o impacto será positivo para a população da zona norte da cidade. “O espaço será revitalizado e valorizado. Será uma obra de grande serviço para o lazer e para o bem-estar da comunidade, cujos benefícios se estendem, ainda, aos moradores do Semíramis e Jardim Tropical”, ressaltou.
O prefeito completou dizendo que a zona norte vai ganhar um dos maiores espaços de lazer da região. “Será bem maior que o Lago Norte e com outra perspectiva de infraestrutura”, observou o prefeito.
Além do espelho d’água, que vai alcançar cerca de 500m, e da mata ciliar, de responsabilidade da Sema. O local contempla pista de caminhada no entorno de toda a represa, academia de ginástica ao ar livre, playground, espaço para futebol e outros esportes.
Outro benefício destacado pelo prefeito foi a realocação das famílias que hoje moram no fundo de vale José Belinati. “ Serão realocadas para o Minha Casa, Minha Vida, no Residencial Vista Bela. É uma grande benfeitoria para eles”, finalizou Barbosa Neto.
Acompanharam o prefeito, durante a visita à obra, o secretário do Ambiente, José Novaes Faraco, o secretário de Obras, Aguinaldo Rosa, o chefe regional do IAP, Andrew Pinheiro Neto, o presidente da Cohab, João Verçosa, e o vice-prefeito José Joaquim Martins Ribeiro.
Fotos:Luiz Jacobs.