Campanha contra a gripe termina amanhã
Última parcial divulgada pela Secretaria de Saúde registrou que 72% das pessoas procuraram a imunização; vacinação acontece em todas as unidades básicas
A Secretaria Municipal de Saúde encerra amanhã (19) a campanha contra a gripe A (H1N1) e sazonal. A prorrogação depende do Ministério da Saúde. A última parcial divulgada aponta que 72,71% dos grupos estabelecidos (profissionais da saúde, indígenas, crianças de seis meses a dois anos, idosos acima de 60 anos e gestantes) foram imunizados em Londrina.
Independentemente da prorrogação ou não da campanha do governo federal, a diretora de Epidemiologia da Secretaria de Saúde, Sandra Caldeira, disse que a comunidade deve procurar a unidade básica mais próxima, o mais rápido possível. “Trabalhamos com a possibilidade da vacinação ter o prazo estendido, mas é fundamental que a comunidade se previna o quanto antes”, comentou.
O balanço da Secretaria de Saúde também abordou a porcentagem de cada grupo vacinado. Até a última segunda-feira (16), 68,54% das crianças foram imunizadas; 89,85% dos funcionários da saúde; 44,56% das gestantes; 74,97% dos indígenas e 74,17% dos idosos.
A campanha contra a gripe A e sazonal acontece em todos os postos de saúde de Londrina. Os grupos atingidos pela iniciativa devem apresentar a carteira de vacinação na hora da prevenção.
Fotos: Luiz Jacobs