Destaques

Saúde realiza Semana de Conscientização contra a Hanseníase

Hanseniase

Uma das diretrizes tratadas entre os dias 23 e 27 de maio é o diagnóstico precoce da doença, iniciativa que pode contribuir para a eficiência do atendimento

Diagnosticada tardiamente na maioria das situações, a hanseníase levou o Brasil a ocupar uma posição indesejável no número de casos registrados em âmbito mundial, aparecendo na segunda colocação entre todos os países. Ciente de que os dados em Londrina também são preocupantes (39 pessoas contraíram a doença no ano passado), a Secretaria Municipal de Saúde, a 17ª Regional de Saúde e o Consórcio Intermunicipal do Médio Paranapanema (Cismepar) promovem, entre os dias 23 e 27 de maio, a Semana de Conscientização contra a Hanseníase.

O objetivo é fomentar a discussão sobre o tratamento gratuito ofertado na rede municipal. Atualmente, o atendimento é descentralizado para todas as unidades básicas, locais onde o londrinense é diagnosticado primeiramente. As situações que necessitam de uma melhor análise são encaminhadas para a Policlínica Municipal (avenida Castelo Branco, 540 – jardim Presidente), onde enfermeiros e médicos são capacitados para beneficiar as pessoas que contraíram a hanseníase. O acompanhamento posterior também é feito pelas equipes do Programa Saúde da Famíla (PSF).

Segundo a gerente de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Léia Pereira, os casos registrados geralmente apresentam complicações graves da doença. Ela afirmou que o evento de conscientização vai debater como a pessoa pode se precaver, antes de procurar qualquer atendimento médico. “Falta um pouco de consciência. O toque no corpo é um fator importante na prevenção”, comentou.

Léia Pereira alertou que os dados em Londrina necessitam de atenção. As 39 pessoas, que tiveram hanseníase confirmada, representam 30% dos 97 casos levantados pela 17ª Regional de Saúde em 21 municípios do Paraná. “O esforço não pode diminuir, a questão precisa ser tratada com urgência. Sabemos das necessidades e estamos capacitando nossos profissionais”, disse. Os postos de saúde dos jardins Itapoã, Panissa, Centro Social Urbano (CSU) da Vila Portuguesa, Marabá e Vivi Xavier receberam treinamento para o atendimento.  

A Semana de Conscientização contra a Hanseníase agendou para o dia 27 uma reunião de atualização com dermatologistas da Policlínica Municipal. “Durante o evento, vamos obter novas informações e como o atendimento pode ser mais eficiente para estes trabalhadores”, ressaltou a gerente. O encontro será coordenado pela doutora Cristina Aranda, do Cismepar.

No dia anterior, a organização da semana de conscientização vai até o calçadão de Londrina ampliar a discussão sobre o tema. Alunos do 4º ano do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL) também participam da medida. O dia 26 de maio é lembrado como o Dia Estadual de Conscientização sobre a Hanseníase, proposta aprovada pela Coordenação Estadual do Programa de Hanseníase do Governo do Paraná.

Foto reprodução campanha do Ministério da Saúde

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos