Destaques

Copa Brasil 2026: Londrina será o grande palco do vôlei nacional a partir da semana que vem

Milhares de pessoas estarão na cidade durante o evento que movimentará o esporte e a economia local, colocando o Moringão como espaço de destaque

Reforçando sua vocação histórica de protagonismo no meio esportivo, Londrina será o grande palco do voleibol brasileiro a partir da próxima semana, quando sediará a fase final da Copa Brasil de Vôlei 2026. A competição reúne a elite da modalidade e leva as melhores equipes do país ao Ginásio Moringão, que receberá as disputas das fases semifinal e final, mobilizando milhares de torcedores.

Nos dias 27 e 28 de fevereiro ocorrem as partidas do feminino, enquanto em 7 e 8 de março entram em quadra os times masculinos. Nesta sexta-feira (20), a ex-atleta multicampeã Elisângela Oliveira, londrinense medalhista olímpica pela Seleção Brasileira nas Olimpíadas de Sidney, que lidera a organização do evento, esteve no Moringão em uma visita com o presidente da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Felipe Prochet.

Essa é a primeira vez que uma cidade paranaense sedia o campeonato. Somente entre atletas, comissões técnicas, equipes de arbitragem e membros da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), órgão que chancela o campeonato, serão mais de 300 pessoas em Londrina. A expectativa é que cerca de 800 empregos sejam gerados durante esse período, incluindo equipes de limpeza, montagem, segurança, profissionais técnicos, vendedores, funções operacionais e outros.

A rede hoteleira estará movimentada ao longo das semanas da competição. Mais de 150 quartos já estão preenchidos até o momento, apenas para as delegações esportivas. Quase 6 mil ingressos já foram comercializados para o evento, desde a abertura das vendas, em janeiro de 2026. O primeiro lote já esgotou e o segundo lote está disponível, com alguns dos setores já encerrados. A aquisição pode ser feita pelo endereço volleipass.com.br .

Foto: Emerson Dias / N.Com

De acordo com a organização, mais de 70% dos ingressos vendidos são para torcedores de outras cidades e estados, mostrando a força e relevância do torneio. Dentre outros serviços preparativos, está previsto para segunda-feira (23) o começo da colocação do piso que será utilizado nas disputas, disponibilizado pela CBV.

O prefeito Tiago Amaral recebeu Elisângela  Oliveira na prefeitura para tratar dos últimos detalhes do evento, junto com a deputada estadual Cloara Pinheiro. “Pela primeira vez a Copa Brasil de Volei vem no Paraná e a nossa cidade foi a escolhida para sediar o evento. É o que queremos pra nossa cidade: cada vez mais grandes eventos sendo sediados aqui. Londrina será a Capital do Volei pelas próximas duas semanas. Os Londrinenses estão convidados. Levem seu filho, sua filha para assistir de perto os maiores nomes do vôlei nacional. Vamos receber os nossos atletas e viver essa energia maravilhosa “, enfatizou. Elisangela agradeceu também a deputada Cloara Pinheiro pelo apoio fundamental para trazer o evento para a cidade.

Elisângela Oliveira está confiante de que a Copa Brasil de Vôlei será um grande marco para Londrina, colocando a cidade e o Moringão como protagonistas e atraindo holofotes em nível nacional. “Está tudo muito bem alinhado em termos estruturais, os preparativos vem progredindo dentro do prazo, é um evento enorme e que requer vários detalhes logísticos. A Copa é de alta relevância e chega pela primeira vez a Londrina e ao Paraná, então já saímos na frente. Temos um ginásio maravilhoso para sediar, entre os melhores do Brasil, e estamos preparados para mostrar a força e potencial de Londrina, que foram fatores cruciais para conseguirmos atrair a competição para nossa terra. Eventos desse porte impactam o setor econômico, a rede hoteleira, o campo gastronômico, gera empregos e divulgação positiva. Já temos confirmadas pessoas do Pará, de Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Curitiba e outros vários locais de fora. Muitos terão a oportunidade de conhecer Londrina, isso nos anima bastante”, enfatizou.

Foto: Emerson Dias / N.Com

A ex-atleta e hoje empresária informou que a torcida poderá vivenciar momentos especiais e contar com estrutura de qualidade para assistir aos jogos e curtir o lazer com conforto e tranquilidade. “Os torcedores terão a chance de estar bem próximos de seus ídolos, teremos aqui os maiores jogadores de vôlei que atuam no país, campeões e medalhistas olímpicos. Vão participar Bruninho, Lucão, Thaísa, Adenízia, Macris, o técnico Bernardinho, entre tantos outros nomes das melhores equipes brasileiras da atualidade. Os espectadores terão uma experiência diferente no Moringão, há opções diversas de setores com preços variados, incluindo camarote até com open bar. E com o mesmo ingresso de semifinal é possível assistir aos dois jogos dessa fase. O ginásio estará bem aberto e ventilado, haverá banheiros dentro e fora, praça gastronômica, interação e brindes com patrocinadores, área kids para os pais levarem suas crianças. Tem tudo para ser um grande e marcante evento para Londrina”, destacou.

Segundo Elisângela, o trabalho de idealização e montagem da Copa Brasil exigiu vários esforços e começou em abril de 2025. “Conversei com o Felipe Prochet, da FEL, sobre um outro projeto e ele falou que o prefeito Tiago Amaral tinha a intenção de trazer grandes eventos para movimentar a cidade. Eu fiz esse desafio, lancei a ideia e disse que traria a Copa Brasil de Vôlei para cá. Batalhamos bastante para viabilizar tudo. Com meus 20 anos de carreira como atleta que construí, e um bom planejamento para o evento, foi possível conquistar isso junto à CBV. É um evento que demanda tempo, plano minucioso, mobilização para atrair patrocinadores e recursos, são encargos e requisitos diversos. O trabalho foi árduo, mas tem sido muito prazeroso”, concluiu.

Foto: Emerson Dias / N.Com

Para o presidente da FEL, Felipe Prochet, ter o Moringão novamente lotado para uma competição expressiva e de alto nível é motivo de grande alegria e celebração. “A procura por ingressos está ótima e na semana do evento crescerá ainda mais. Certamente estaremos com casa cheia para assistir as principais estrelas do vôlei feminino e masculino brilhando em quadra. Londrina sediar pela primeira vez a Copa Brasil nos orgulha e faz querer atrair cada vez mais agendas de grande impacto para Londrina. O Moringão passou por momentos difíceis nos últimos anos, sem poder receber competições de grande porte, e agora volta aos trilhos de destaque. O ginásio passou por uma avaliação prévia pela CBV e foi classificado como local de excelente estrutura. Esperamos lindas festas na Copa Brasil, e isso é parte de um movimento que pretendemos ampliar no decorrer deste e dos próximos anos, para ficarmos sempre no radar do cenário nacional”, afirmou.

Foto: Divulgação

Sobre os preparativos finais, Prochet citou que, além da instalação do piso, durante a semana serão feitas adequações na parte de iluminação, placas de LED e outros componentes, e ainda a preparação de ambientes do ginásio. “As atividades incluem a montagem dos camarotes elevados nos dois fundos de quadra, que será um diferencial dessa competição. Também recuperamos os camarotes da área superior, que estavam inutilizados. A preparação é para o Moringão estar pronto para receber esse grande evento a partir da próxima semana”, informou.

Jogos da Copa Brasil

Semifinais Feminino: 27 de fevereiro

18h30: Sesc RJ Flamengo x Osasco São Cristóvão Saúde
21h: Gerdau Minas x Dentil Praia Clube

Final Feminino – 28/02 – 21h00

Semifinais Masculino: 7 de março

18h30: Campinas x Goiás
21h: Cruzeiro x Praia Clube

Final Masculino – 08/03 – Final: 18h30

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos