Cidade

Estudantes orientam comunidade sobre hanseníase no calçadão

Alunos do 4º ano de Enfermagem da UEL distribuem panfletos explicativos e abordam riscos da doença;profissionais da área serão capacitados nesta sexta-feira

Alunos do 4º ano do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL) participam amanhã (26), das 8h às 13h, da Semana de Conscientização contra a Hanseníase, projeto alavancado pela Secretaria Municipal de Saúde, Consórcio Intermunicipal do Médio Paranapanema (Cismepar) e 17ª Regional de Saúde. Os estudantes vão distribuir panfletos explicativos e orientar a comunidade sobre a doença no calçadão, região central da cidade.

Contar com a presença dos estudantes foi viável porque grande parte faz estágio no ambulatório de hanseníase do Cismepar. De acordo com a gerente de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Léia Pereira, a conscientização sobre a hanseníase também deve ser ampliada para o campo acadêmico. “É importante que os alunos adquiram experiência desde cedo”, explicou.

O dia 26 de maio também é lembrado como o Dia Estadual de Conscientização contra a Hanseníase, proposta aprovada pela Coordenação Estadual do Programa de Hanseníase do Governo do Paraná.

Hoje, profissionais dos grupos de Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) e unidades básicas de 21 municípios ligados à 17ª Regional de Saúde foram orientados sobre como prestar melhor atendimentos aos pacientes que contraíram a doença. O encontro aconteceu no Hospital da Zona Sul na parte da manhã.

Agenda

Nesta sexta-feira (27), a organização da semana agendou uma reunião de atualização com os dermatologistas da Policlínica Municipal, capacitação que será coordenadora Cristina Aranda, que trabalha no Cismepar.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos