Caminhada contra Tabagismo será neste domingo
Evento é parceria entre Secretaria de Saúde, 17ª Regional de Saúde e UEL; todos os anos, 80 mil brasileiros morrem de complicações causadas pelo tabaco
A Secretaria Municipal da Saúde promove, neste domingo (29), a caminhada “Diga Sim à Vida e Não ao Tabaco”, às margens do Lago Igapó. A concentração acontece em frente à Construtora Vectra, às 9h. O evento é uma parceria entre a 17ª Regional de Saúde, administração municipal e Universidade Estadual de Londrina.
Segundo dados da Organização Municipal de Saúde (OMS), um terço da população brasileira é fumante, o que causa, todos os anos, a morte de 80 mil pessoas no país. O dado é alarmante, já que, no mundo todo, 200 mil pessoas são vítimas fatais de doenças resultantes do uso do tabaco.
Londrina dispõe atualmente do Programa Municipal de Combate ao Tabagismo, que funciona na Policlínica Municipal e no Hospital das Clínicas da UEL, além de atender em mais 13 Unidades Básicas de Saúde (UBS). Segundo informações da coordenadora da iniciativa, Adriana Henriques Menezes, qualquer pessoa que queira deixar o vício pode procurar ajuda nos postos de saúde e ser encaminhada ao Programa.
Gestantes e adolescentes também podem procurar a Policlínica, que recentemente ampliou o atendimento para atender esses casos especiais. Adriana também explicou que uma avaliação é feita com o paciente e, a partir do resultado, ele pode ser encaminhado à Policlínica para acompanhamento.




