Campanha visa segurança do idoso no Trânsito

Objetivo é conscientizar os usuários sobre a postura que se deve adotar diante de idosos nos transportes coletivos
O prefeito Barbosa Neto, juntamente com a Secretaria do Idoso, em parceria com a Transportes Coletivos Grande Londrina (TCGL), realizou hoje (27), no Terminal Urbano de Londrina, o lançamento de mais uma etapa da campanha Segurança no Trânsito: “Segurança do idoso no transporte coletivo”, que visa conscientizar os usuários sobre a postura que se deve adotar diante de idosos nos transportes coletivos.
Esta ação é resultado do concurso promovido no ano passado pela Secretaria do Idoso e a Grande Londrina. Dos grupos de convivências acompanhados pela Secretaria do Idoso, vinte participaram, propondo ideias para melhorar as condições do idoso. O grupo de idosos do Conjunto Armindo Guazzi foi o vencedor, com a ideia de trabalhar o tema nas escolas e, também, colar nos ônibus cartazes com a frase “Respeite os idosos hoje, para que, no futuro, você seja respeitado”.
Barbosa Neto parabenizou a todos que tornaram a campanha possível. “É necessário mudar o comportamento daqueles que utilizam o transporte público na cidade, para que os direitos dos idosos sejam respeitados.” O prefeito ainda lembrou a importância da ação realizada pelos grupos de idosos. “Vocês estão fazendo história e irão deixar um legado de respeito e conscientização às outras gerações”, enfatizou.
O prefeito ainda lembrou as obras que o município vem realizando no sentido de garantir melhor acessibilidade às pessoas, como a retirada dos ambulantes, que impediam as pessoas de se locomoverem nas calçadas do terminal e a implantação da faixa elevada, entre outras ações. O prefeito anunciou ainda a construção de mais um terminal urbano, dessa vez, na zona oeste, que deve começar nos próximos meses.
De acordo com a secretária municipal do Idoso, Liz Clara Ribeiro de Campos, a importância da campanha é a que ela possibilitou a participação dos idosos. “Essa campanha iniciou, no ano passado, com a ideia de discutir o transporte coletivo com grupos de idosos que utilizam o meio de transporte todos os dias.” A secretaria destacou que esta nova fase vai colocar em prática o que foi discutido pelos idosos. “Hoje, colocamos em prática o que foi pensado até o momento e é preciso agradecer aos grupos que participaram, principalmente, ao grupo vencedor que sintetizou em uma frase, de maneira simples, toda uma discussão teórica”, destacou.
A secretária explicou que o projeto busca criar uma atitude de respeito ao idoso. “A campanha é um reflexo da discussão de diferentes gerações e visa garantir que os idosos, que utilizam o transporte coletivo, o façam com dignidade e tenham garantido o uso às vagas reservadas a eles.” Liz Clara ainda agradeceu ao prefeito por valorizar a terceira idade em sua gestão. “A política do idoso não se faz com discurso, mas sim com a prática e, com o prefeito Barbosa Neto, nós vemos ações efetivas”, disse a secretária.
O diretor de trânsito da CMTU, Wilson de Jesus, enfatizou que a companhia está satisfeita em participar da campanha que busca valorizar e cuidar da população que já atingiu a terceira idade. “Nós vemos a preocupação do prefeito em criar ações que valorizem a melhor idade. A CMTU e a secretaria do Idoso, por exemplo, atendem cerca de dois mil idosos, em relação à educação no trânsito. Outros projetos, também, devem ser desenvolvidos”, destacou o diretor de trânsito.
Representando a parceira Grande Londrina, Maria Luiza Martins disse que o projeto veio para abrilhantar um trabalho que a empresa
desenvolve diariamente. “Todos os dias, treinamos os nossos funcionários, quanto ao tratamento à pessoa idosa e pessoas com necessidades especiais. Temos orgulho em ser parceiros neste projeto.” Maria Luiza enfatizou que agora a campanha vai levar o que foi discutido com os idosos para toda a comunidade. “A ação será passada adiante e é preciso parabenizar esses grupos de idosos que estão discutindo cidadania, contribuindo para que melhorias sejam feitas”, disse.
Durante o evento, o grupo de idosos do Jardim Sabará, que ficou em segundo lugar, apresentou o Rap do Idoso, produziram por eles, para retratar as dificuldades dos idosos nos ônibus da cidade. Para iniciar oficialmente a campanha, o prefeito Barbosa Neto colou o primeiro cartaz com a frase do grupo vencedor “Respeite os idosos hoje, para que, no futuro, você seja respeitado” em um ônibus. O cartaz vai circular por toda a cidade.
Fotos: Luiz Jacobs




