Secretária da Mulher participa de fórum em Brasília
Evento debateu diretrizes, prioridades e metas da política nacional para as mulheres; secretária expôs programas, experiências e as principais dificuldades e desafios da cidade
A secretária municipal da Mulher, Sueli Galhardi, participou esta semana, em Brasília, do Fórum de Organismos de Políticas para as Mulheres – 2011. O evento, ocorrido entre os dias 23 e 25, foi promovido pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) do Governo Federal e reuniu, aproximadamente, 300 gestoras estaduais e municipais de todo o país.
O objetivo do evento foi promover o debate sobre as diretrizes, prioridades e metas da política nacional para as mulheres, proporcionar a troca de experiências e facilitar a articulação dos organismos, em todos os níveis de governo. Na abertura do Fórum, a Ministra Iriny Lopes deu as boas vindas às participantes e reiterou a importância do encontro para o aprimoramento das relações entre o governo federal, estados e municípios e, consequentemente, para o fortalecimento da institucionalidade e da transversalidade das políticas públicas para as mulheres.
A conferência de abertura “As Mulheres no Brasil de Hoje: dados, condições e desafios”, proferida pelos representantes do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e do Instituto de Política Econômica Aplicada (IPEA), mostrou dados e indicadores que revelam a condição de subordinação das mulheres, apontando as desigualdades existentes nas diversas áreas: saúde, educação, trabalho e renda, participação política e outras.
Coadunada com as diretrizes do governo federal, quanto à erradicação da pobreza, a SPM apresentou, durante o Fórum, os quatro eixos prioritários que deverão orientar as ações governamentais nos próximos anos: a autonomia econômica e igualdade no mundo do trabalho; infraestrutura social no meio rural e urbano e equipamentos sociais; cidadania e garantia de direitos; saúde e combate à violência.
Reconhecendo a importância dos municípios, na efetivação das políticas para as mulheres, as organizadoras do Fórum incluíram na programação uma oficina em que as gestoras puderam falar das ações realizadas nos seus municípios, apresentando seus programas, socializando experiências exitosas, apontando as principais dificuldades e desafios na gestão das políticas para as mulheres.
Para a secretária municipal da mulher, Sueli Galhardi, este foi um dos momentos mais importantes do Fórum. “Este é um espaço de diálogo onde gestoras municipais e estaduais apresentam e debatem suas experiências de gestão, o que contribui com a construção democrática da pauta de prioridades para as mulheres no nosso país. Uma política nacional só pode ser construída e consolidada com a união de esforços nos três níveis de governo e na definição de um direcionamento único.” afirmou a secretária.
Sueli informou, também que, durante o Fórum, as representantes da SPM transmitiram orientações para a realização das conferências estaduais, regionais e/ou municipais preparatórias para a III Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que acontece entre os dias 12 a 14 de dezembro, com o objetivo de “discutir e elaborar propostas de políticas que contemplem a construção da igualdade de gênero na perspectiva do fortalecimento da autonomia econômica, social, cultural e política das mulheres, e contribuam para a erradicação da pobreza extrema e para o exercício pleno da cidadania pelas mulheres brasileiras.” Completou.
As conferências estaduais e as regionais e/ou municipais deverão acontecer no período de 1º de julho a 31 de agosto de 2011. “Durante o Fórum, tiramos dúvidas, quanto à realização das conferências preparatórias e assumimos este compromisso perante a SPM. Agora, já podemos iniciar os encaminhamentos para a realização da conferência municipal aqui em Londrina. Esta é nossa prioridade para o próximo mês”, disse Sueli.
A secretária comentou ainda que a participação no Fórum reforçou sua convicção de que Londrina está no caminho certo. Para ela, o primeiro plano municipal de políticas para as mulheres, construído nesta gestão em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), mostra um avanço do nosso município na construção de políticas para as mulheres, em consonância com as diretrizes nacionais.
O Fórum de Organismos de Políticas para as mulheres contou ainda com a presença das senadoras Gleisi Hoffmann (PT-PR) e Ana Rita (PT-ES), que falaram sobre reforma política, PPA e legislações específicas, na construção de políticas para as mulheres.




