Projeto da Secretaria da Mulher forma mais uma turma

O Projeto de Formação de Mão de Obra Profissional é realizado em parceria com a Unopar e capacitou 22 mulheres como camareira
A Secretaria da Mulher, em parceria com a Universidade Norte do Paraná (Unopar), realizou nesta segunda-feira (30) a formatura de mais uma turma do Projeto de Formação de Mão de Obra Profissional, para o mercado hoteleiro, com capacitação em camareira, na Câmara Municipal de Londrina.
O setor hoteleiro é um espaço do mercado de trabalho que está em expansão e as vagas para a profissional camareira apresentam grande demanda em Londrina. O projeto já realizou várias turmas, desde sua implantação, e, devido à necessidade do setor, continua capacitando mulheres para gerar emprego e oferecer ao mercado hoteleiro profissionais qualificadas.
Formaram-se 22 alunas, das quais, três já foram contratadas, mesmo antes do término do curso, pelo Hotel Blue Tree Premium, parceiro que cedeu o local para as aulas práticas do curso.
Estiveram presentes na cerimônia, a secretária da Mulher, Sueli Galhardi, representando o prefeito Barbosa Neto, a pró-reitora de extensão da Unopar, professora Sônia Maria Mendes de França, representando a reitora da Universidade, professora Vilma Jandre Mello, a coordenadora do curso de turismo e hotelaria da Unopar, professora Dirce Vasconcellos Lopes, a coordenadora do projeto de extensão, professora Daniela Lehmann Duarte, o executivo do Londrina Convention, Diego Menão, representando o presidente Reinaldo da Costa Júnior, o diretor de turismo e eventos do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Cristiano Feijó, e o presidente da Câmara Municipal de Londrina, Gerson Araújo.
A secretária da Mulher, Sueli Galhardi, afirmou ser de grande interesse da Secretaria que a parceria se perpetue. “Parabenizo essas mulheres, em meu nome e em nome do prefeito, por essa conquista.” Sueli acrescentou que o curso é importante, não só por inserir as mulheres no mercado de trabalho, mas como uma oportunidade de adquirir conhecimento e conhecer novas pessoas. “Para aquelas que ainda não conseguiram emprego, o mercado é muito promissor nessa área e aquelas que não pretendem trabalhar conquistaram mais um passo na vida.”
A pró-reitora de extensão da Unopar, professora Sônia Maria Mendes de França, falou da importância dos projetos de extensão para a comunidade. “Cada vez mais, nós vemos as mulheres conquistando espaço e esse é apenas o início de uma grande jornada.” A professora ainda ressaltou a importância de não parar de estudar. “Temos que ir em frente e acreditar no nosso potencial.” Sobre a viabilidade dos projetos, Sônia declarou ser muito importante ter parcerias. “Praticamente, 90% dos nossos projetos são feitos em parceria com o poder público e o privado também.”
A coordenadora do projeto, professora Daniela Lehmann Duarte, agradeceu o empenho dos alunos do curso de hotelaria e turismo da Unopar. “Esse projeto está sendo desenvolvido há vários anos, mas posso afirmar que essa edição foi especial porque alcançamos muitas metas propostas. A primeira, sem dúvidas, é de capacitar essas mulheres para o mercado de trabalho. A segunda diz respeito não apenas à capacitação, mas auxiliar no processo de inserção dessas mulheres.”
Foram entregues, os certificados, e as alunas Conceição Aparecida Cioni e Lusia Teresa falaram sobre a importância do projeto. “Foi
gratificante, melhorou a minha autoestima e senti que posso me arrumar melhor, conhecer gente nova”, declarou Conceição. “Estamos aqui para agradecer, em nome de todas as alunas, e dizer para aquelas que ainda não estão trabalhando, para que não desistam”, concluiu Lusia.
Fotos: Luiz Jacobs




