Destaques

Secretaria Municipal do Idoso adquire ônibus próprio para passeios e eventos

O veículo é adaptado e será utilizado para visitas a ações culturais, exposições, feiras, festivais e outros eventos; a entrega será nesta sexta (13) com a realização de um passeio inaugural pela cidade

Para ampliar a mobilidade e facilitar os transportes de pessoas idosas em passeios, atividades culturais, de lazer e entretenimento, a Secretaria Municipal do Idoso (SMI) agora conta com um novo veículo próprio, especialmente destinado a essa finalidade. Os serviços de atendimento aos idosos, incluindo os três Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCIs Norte, Oeste e Leste), estão sendo beneficiados com um ônibus zero quilômetro e totalmente adaptado, adquirido por meio de recursos advindos de emenda parlamentar viabilizada pelo deputado federal Filipe Barros. O valor total do recurso é de R$ 380 mil, com contrapartida municipal de R$ 3,9 mil.

Nesta sexta-feira (13), às 9h, o automóvel será entregue e apresentado publicamente em uma cerimônia realizada no Centro Cívico, em frente à sede da Prefeitura de Londrina. No encontro, estão previstas a presença do prefeito Marcelo Belinati, do deputado Filipe Barros e da secretária municipal do Idoso, Andrea Ramondini, além de servidores da SMI, de outras secretarias e representantes de entidades locais. Após a entrega oficial, será realizado um passeio inaugural (saiba mais ao final) com o ônibus, transportando 15 idosos cadastrados em serviços da SMI.

Com capacidade para 33 ocupantes, o novo ônibus adquirido pela SMI é um automóvel moderno e totalmente adaptado com recursos de acessibilidade, além de ar-condicionado, para acomodar e transportar pessoas idosas e com deficiência, oferecendo conforto e segurança durante os passeios.

O veículo já está à disposição e será utilizado para levar, após a pandemia, os idosos que já frequentam os serviços da Prefeitura, bem como outros que residem em Londrina, a visitas e passeios culturais, exposições, feiras, festivais e ações diversas, envolvendo espaços e patrimônios públicos, áreas de lazer, universidades, instituições parceiras e outros locais. A ideia inclui a realização de agendas conjuntas, interligando serviços municipais, nas áreas de cultura, saúde, esporte, meio ambiente, agricultura e turismo, por exemplo.

Além disso, com este veículo próprio, o planejamento da SMI prevê levar atividades à zona rural de Londrina, visando contemplar os idosos que moram nos distritos, patrimônios e outras áreas, que também poderão ser trazidos para participar de eventos na área urbana. Um motorista vinculado à SMI está apto a conduzir o ônibus, e toda a manutenção e conservação do veículo, bem como a logística de uso, serão de responsabilidade da Prefeitura.

Foto: Vivian Honorato

Segundo a secretária municipal do Idoso, Andrea Ramondini, contar com um novo veículo para passeios e transportes facilita as logísticas de programações e traz mais autonomia ao desenvolvimento das políticas públicas voltadas aos idosos. “Havia uma necessidade de adquirir um ônibus para realizar esses serviços, atendendo uma demanda sempre muito pedida e importante para este público, envolvendo ações de lazer, culturais e de aprendizado. Antes, esbarrávamos nessa limitação e sempre precisávamos tentar um empréstimo de veículo junto a parceiros e empresas de ônibus. Agora, a realidade passa a ser diferente e poderemos viabilizar, assim que a situação da pandemia permitir, diversas programações em atendimento a muitas pessoas, melhorando o fluxo de atendimentos dessa natureza”, apontou.

De acordo com a secretária, o recurso adquirido, viabilizado por iniciativa do deputado federal Filipe Barros, é fruto de visitas realizadas a Brasília, desde o início da atual gestão, para a apresentação de demandas e projetos. “Entre os diversos pontos demonstrados no plano, estava a necessidade de um ônibus próprio para atendimento aos idosos, e o deputado Filipe Barros conseguiu articular e trazer essa importante emenda para nossa secretaria”, disse.

Já o assessor técnico da SMI, Cleir Brandão, frisou que o ônibus reforça um dos objetivos essenciais inseridos no plano de atendimento aos idosos, que é promover o envelhecimento saudável dessa população. Essa função do poder púbico está em consonância com o que preconiza o Estatuto do Idoso, em seu capítulo 5, artigo 3, que diz que “o idoso tem direito a educação, cultura, esporte, lazer, diversões, espetáculos, produtos e serviços que respeitem sua peculiar condição de idade”.

Passeio inaugural – Para estrear o novo ônibus, um passeio inaugural ocorre nesta sexta-feira (13), logo após a cerimônia de entrega, com a participação de 15 idosos atendidos pela SMI – selecionados para estrear o novo ônibus e percorrer diferentes pontos de Londrina. As visitas serão monitoradas, respeitando todos os protocolos de segurança da pandemia, e o trajeto passará pela barragem do Lago Igapó, entrada do Jardim Botânico e depois na avenida Higienópolis, no letreiro ‘Eu Amo Londrina’ da ponte do Lago Igapó 2.

Por último, será visitada a nova Ponte dos Guarda-Chuvas, recém-inaugurada no Igapó, próximo ao Aterro do Lago, onde ainda haverá uma atividade de alongamento corporal em espaço aberto, conduzida por um profissional de educação física, encerrando a manhã de passeio. A atividade é restrita para poucas pessoas, e regras como distanciamento adequado, uso de máscara e álcool gel, ventilação do veículo, entre outras, serão rigorosamente cumpridas.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos