Secretaria de Políticas para Mulheres lança parceria com Clínica de Fisioterapia
Por meio de parceria com a Pitágoras/Unopar, a clínica de fisioterapia da universidade oferecerá atendimentos gratuitos, na área de saúde da mulher, para as interessadas que fizerem suas inscrições

Nesta sexta-feira (13), às 14h30, a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM), em parceria com a Pitágoras/Unopar, lança a ação “Bem-Estar.Com.Saúde Física”, voltada a oferecer, de forma gratuita, serviços de saúde especializados para mulheres acima de 18 anos. Realizadas na clínica de fisioterapia da universidade, localizada no campus próximo ao Shopping Catuaí, as ações serão executadas por estudantes do curso de fisioterapia, sob supervisão dos docentes. Os atendimentos, que poderão ser individuais ou em grupo, abordarão áreas como a saúde sexual e reprodutiva, climatério, neurologia, problemas cardiorrespiratórios e ortopedia, entre outras.
Para terem acesso aos serviços, as interessadas deverão se inscrever, previamente, junto ao Centro de Oficinas para as Mulheres (COM), pelo número de WhatsApp (43) 99945-0056. A partir de então, o COM fará o encaminhamento das cadastradas para a triagem.

A secretária municipal de Políticas para Mulheres, Liange Doy Fernandes, frisou que a iniciativa beneficiará consideravelmente a qualidade de vida das mulheres atendidas. “Por meio da parceria com a Pitágoras/Unopar, vamos oferecer atendimentos essenciais para as mulheres, principalmente as gestantes, puérperas, ou aquelas que possuem algum problema de saúde e necessitam de um acompanhamento profissional. Assim, elas terão mais oportunidades para melhorar a sua saúde física”, disse.
A reitora da Pitágoras/Unopar, Flávia Pomin Frutos, destacou que a universidade já mantém outras parcerias com a Secretaria de Políticas para Mulheres, incluindo a oferta de cursos profissionalizantes gratuitos. “Ao atuar também na área da Saúde da Mulher, pretendemos promover o desenvolvimento integral das mulheres, em todos os seus aspectos. Além disso, procuramos sempre proporcionar aos nossos alunos o contato direto com a realidade, para formar profissionais melhores e atender às necessidades da comunidade”, afirmou.
De acordo com a diretora de Empreendedorismo e Ações Educativas da Secretaria de Políticas para Mulheres, Lisnéia Rampazzo, a iniciativa integra o programa de Saúde e Bem-Estar, desenvolvido no âmbito do Centro de Oficinas para Mulheres. “Durante a pandemia, tivemos que interromper nossas ações presenciais, que incluíam atividades como ioga, pilates e alongamento para o público feminino. Agora, vamos retomar parte dessas ações em conjunto com a Pitágoras/Unopar, e poderemos firmar outras parcerias para ampliar ainda mais o programa”, explicou.