Cidade

Prevenção a Queimaduras é tema de semana municipal

Abertura será realizada na próxima segunda-feira (6), às 14h, no saguão da Prefeitura; na data comemora-se o Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras

A Prefeitura Municipal de Londrina, por meio das Secretarias Municipais de Educação, Cultura e Saúde, promove a Primeira Semana Municipal de Prevenção a Queimaduras, em parceria com  o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital Universitário (HU) de Londrina.

A abertura da semana de prevenção será realizada na próxima segunda-feira (6), às 14 horas, no saguão da Prefeitura. Dia 6 de junho comemora-se o Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras. A Semana Municipal de Prevenção a Queimaduras foi instituída por uma lei municipal, em 30 de outubro do ano passado.  

O Centro de Tratamento de Queimados do HU é referência no tratamento a queimaduras. “Mas também é nosso dever irmos até a população alertá-la sobre o perigo das queimaduras e falar sobre os cuidados a serem tomados para evitá-las”, observou a enfermeira chefe do CTQ do Hospital Universitário, Elza Anami.

Ela informou que 70% dos acidentes com queimaduras são domésticos. “O objetivo da semana é diminuir o número de queimaduras graves no município e região, e alertar a população, para evitar acidentes”, destacou a enfermeira.

A Secretaria de Cultura irá disponibilizar um espaço na próxima sexta-feira (10), no Sexta na Concha, para distribuição de folders e divulgação para a comunidade. O Sexta na Concha é realizado todas às sextas-feiras, às 18h30, na Concha Acústica.

Profissionais do Centro de Tratamento de Queimados irão visitar cerca de 15 escolas municipais durante todo o mês. “Serão feitas palestras de prevenção nas escolas, para as crianças”, explicou Elza.

Números CTQ

Em 2010, foram realizadas 254 internações no Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Universitário, sendo que 22% dessas foram de crianças (menores de 12 anos). Foram realizados 1.272 atendimentos ambulatoriais e 1.750 procedimentos cirúrgicos. O tempo médio de internação foi de 17 dias, e o agente causal mais frequente de queimaduras foi o álcool líquido nos adultos, e escaldo (líquidos aquecidos) nas crianças.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos