Guarda municipal recebe bicicletas, motocicletas e algemas

Serão entregues 10 bicicletas, 10 motocicletas e 237 algemas; os equipamentos vão fortalecer o trabalho da Guarda Municipal em Londrina
A Secretaria Municipal de Defesa Social entregou hoje (7) novos equipamentos essenciais para o serviço da Guarda Municipal em Londrina. Ao todo, são 10 bicicletas Mountain Bike, 10 motocicletas 150 cilindradas e 237 algemas, número total do efetivo, entregues. Os veículos passam a circular e ajudar na patrulha da cidade a partir de amanhã (8).
As bicicletas e motocicletas, no montante de R$ 100 mil, foram doadas pelo Ministério Público Federal, especificamente, pelo Ministério do Trabalho. De acordo com o secretário de Defesa Social, Joaquim Antonio de Melo, inicialmente, as motocicletas vão apoiar o trabalho da Patrulha Escolar. Já as bicicletas, darão suporte na região dos Lagos e avenida Saul Elkind. “As bicicletas e motocicletas são veículos rápidos que irão agilizar o serviço da guarda. Elas devem trafegar futuramente também pelo perímetro central da cidade” completou.
Já as algemas entregues hoje foram adquiridas através do primeiro lote do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). O secretário de Defesa Social destacou a importância do equipamento. “As algemas facilitarão o serviço durante uma abordagem, averiguação ou um possível encaminhamento. É primordial que os guardas tenham cuidado com o equipamento e na hora de manuseá-lo”, afirmou.
O secretário destacou que em breve novos equipamentos devem chegar pelo Pronasci e que foi autorizado, ainda, a compra de armas de fogo pela Guarda Municipal. “Recebemos do exército autorização para que realizássemos a compra. Já foram pedidas 90 armas de fogo e assim que adquiridas será dado treinamento aos guardas”, disse Joaquim Antonio de Melo.
No último dia 3 junho, a Guarda Municipal completou 11 meses de serviço nas ruas. Atualmente, a Instituição é formada por 237 guardas entre homens e mulheres, quatro módulos policiais fixos localizados na região sul, centro, próximo ao autódromo e uma base no distrito de Paiquerê, além de quatro módulos policiais volantes, com viaturas paradas em diversos pontos de Londrina, coletes à prova de balas e fardamento.
Fotos: Luiz Jacobs.




