Distrito de São Luiz ganha módulo da Guarda Municipal

Foi entregue no sábado (11), durante a 17ª Festa do Café e do Frango, nas presenças do prefeito Barbosa Neto e do Secretário de Defesa Social, Joaquim de Melo
A comunidade do distrito de São Luiz se mobilizou por segurança e ganhou, no último sábado (11), um módulo da Guarda Municipal de Londrina. Construído com recursos da própria comunidade, o imóvel tem 54 metros quadrados com recepção, quarto, cozinha e banheiros masculino e feminino. Ele foi instalado na praça Altivo Alves do Carmo, na rua Dom Pedro II, s/n.
A casa foi entregue toda mobiliada com escrivaninha, fogão, geladeira, beliche, guarda-roupa e armários. Com os recursos arrecadados pela comunidade, a Guarda Municipal de Londrina, ainda, ganhou um veículo modelo Palio Weekend, para ser utilizado no deslocamento dos guardas no distrito e nos arredores.
“É uma ação da comunidade, para garantir a segurança, que teve a parceria do prefeito Barbosa Neto. Ele entendeu a nossa situação e colocou a Guarda Municipal para atuar no distrito. É o papel da comunidade fazendo a diferença”, afirmou o aposentado, Joaquim Souza da Silva, morador de São Luiz, há 25 anos.
A entrega, no sábado à noite, foi durante a 17ª Festa do Café e do Frango e contou com a presença do prefeito Barbosa Neto, do secretário municipal de Defesa Social, Joaquim Antonio de Melo, além de diversas lideranças da comunidade.
O secretário municipal explicou que, num primeiro momento, os guardas terão um expediente diurno, mas que, em breve, isso deve mudar. “Enquanto eles não puderem usar armas, o expediente será apenas diurno, mas, quando eles forem armados, estamos estudando a possibilidade de um efetivo 24 horas nos módulos”, contou Melo.
Durante a solenidade de entrega, Joaquim Melo, afirmou que já determinou a compra de armas e, assim que elas chegarem, o 5º Batalhão da Polícia Militar vai fazer o treinamento da Guarda. “Depois disso, o efetivo poderá trabalhar à noite, em locais mais distintos como os distritos”, defendeu. Por enquanto, os dois agentes fixos devem trabalhar de segunda a sábado, das 7h às 19h.
O prefeito Barbosa Neto disse que ficou bastante contente com a atitude da comunidade e lembrou de diversas ações da Prefeitura realizadas em seu mandato. “Além da Guarda, já reformamos e colocamos em funcionamento o centro de educação infantil, que hoje atende 80 crianças, e entregamos a academia ao ar livre em São Luiz”, afirmou.
Esta foi a segunda base da Guarda Municipal em distritos rurais. A primeira foi inaugurada, no dia 6 de maio, em Paiquerê. A Prefeitura já está finalizando a próxima a ser entregue, que será na Warta, onde a antiga delegacia foi reformada, para ser utilizada como base da Guarda. A Guarda também atende em todos os distritos, com a ajuda de viaturas.




