Cidade

Conselho de Igualdade Racial realiza reunião no sábado

O objetivo é reavaliar o planejamento feito no início do ano; a reunião será realizada neste sábado, no SINDEL, a partir das 8h30

O Conselho Municipal de Igualdade Racial realiza neste sábado (18), das 8h30 às 13h, a reunião de realimentação do planejamento estratégico 2011. O evento será no Sindicato dos Eletricitários de Londrina (SINDEL) que fica no início da rua Chile, em frente à Copel.

A reunião servirá para reavaliar o planejamento que foi feito no início do ano, na primeira reunião realizada pelo Conselho, no dia 14 de fevereiro. A visita da ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), Luiza Bairros, será um dos assuntos discutidos.

Segundo a gestora de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de Londrina, Fátima Beraldo, a visita da ministra fortaleceu as políticas afirmativas na cidade. “A principal causa da visita foi o lançamento dos livros que efetiva a Lei 0.639/2003.” A Prefeitura de Londrina entregou no final de abril 13.500 livros didáticos sobre “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” para toda a rede municipal de educação.

Os livros, além de cumprirem com a Lei, atenderam às exigências do Estatuto da Igualdade Racial. “Com a implementação desses livros na rede de ensino, as crianças negras e indígenas aprendem sobre a sua história, se sentindo protagonistas.” Outra grande ação do Conselho, no primeiro semestre, foi o encontro dos gestores de igualdade social da região sul do Brasil.

Durante a reunião também será discutido as grandes ações do Conselho para os próximos meses. “Vamos discutir junto às comissões as políticas do Conselho e o que faremos na 3ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial e na segunda comemoração do dia 20 de novembro (Dia da Consciência Negra)”, explicou Fátima.

A gestora afirmou que ainda não há uma data definida para a Conferência, mas que ela deve acontecer em outubro. “Esse deve ser um tema que vai tomar mais tempo na reunião. Na Conferência serão discutidas todas as políticas para o ano de 2012 e o tema deve ser o Estatuto da Igualdade Racial e como vamos trabalhar com as políticas nesta perspectivas”. Durante a reunião será escolhida a comissão que vai organizar a Conferência. “Vamos ver como vai ser e uma maneira de ter um número amplo de participante”, ressaltou.

“O dia 20 de novembro é feito em parceria com várias entidades. Além da Prefeitura, sindicatos, a Universidade Estadual de Londrina e tantas outras instituições contribuem. Vamos discutir na reunião o que vamos fazer neste dia”, declarou a gestora. Londrina é uma das poucas cidades do sul do país a comemorar o 20 de novembro como feriado da Consciência Negra. Em comemoração ao ano Internacional do Afro Descendente, celebrado em 2011, o Conselho está desenvolvendo todas as atividades nesta perspectiva.

Conforme afirmou Fátima, além dos conselheiros, toda a sociedade civil está convidada a participar. “Quem tiver interesse será bem-vindo. As pessoas podem participar dando sugestões e nos ajudando nas avaliações, observando as falhas cometidas”, informou.  

Existente desde março de 2007, o Conselho é formado por 15 representantes do governo e 15 representantes da sociedade civil e conta com a participação de diversas etnias, como índios, negros e asiáticos. O trabalho realizado tem por objetivo a igualdade de direitos.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos