Saúde realiza 1ª etapa da vacinação contra Poliomielite

Ministério da Saúde disponibilizou 40 mil doses da vacina para crianças de 0 a 5 anos em Londrina; doença pode levar a óbito
A Secretaria Municipal de Saúde realiza amanhã (18) a primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil, doença também conhecida como Poliomielite. Em Londrina, a abertura da Campanha será realizada na Unidade Básica de Saúde Eldorado, localizada na rua Pitágoras, 188, no jardim Califórnia, às 9h.
A vacinação faz parte de uma mobilização nacional que visa manter a doença longe do país, que há 22 anos não registra nenhum caso. Segundo dados informados pela diretora de Epidemiologia da Secretaria de Saúde, Sandra Caldeira, 40 mil doses da vacina estão sendo disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, e a meta é que 32.761 crianças menores de cinco anos sejam imunizadas.
Sandra também ressaltou a importância da rotina de imunização para o controle da Poliomielite, e que a taxa de vacinação deve ficar acima de 95%. Para facilitar o acesso à vacina, 144 pontos de vacinação estarão espalhados na cidade, em UBS’s, farmácias, escolas, mercados, shoppings e terminais de transporte coletivo, 1.200 pessoas, incluindo voluntárias devem trabalhar na campanha.
Os pais devem levar seus filhos em algum dos pontos de vacinação das 9h às 17h, portando a carteira de vacinação da criança, para anotações e para encaminhamento da mesma a um posto de saúde caso haja alguma dose de outras vacinas em atraso.
No ano passado foram registrados 1.292 casos de Poliomielite. Apesar dos países da América não apresentarem nenhum caso da doença desde 1991, existe o perigo do vírus ser importado de outras localidades onde ainda há registros. Além de causar deformações motoras, a contaminação pelo vírus pode causar meningite e levar a óbito.




