Destaques

Sema doa 200 mudas de árvores nativas para o assentamento Eli Vive

Alunos do assentamento receberam mudas de diversas espécies para plantar em casa; intenção é conscientizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente

Na segunda-feira (30), a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), entregou 200 mudas de árvores nativas no assentamento Eli Vive, localizado em Lerroville, zona rural de Londrina. Entre as diversas espécies escolhidas para a ação, havia pés de ipê branco e rosa, quaresmeira, canelinha, oiti, barbatimão, sibipiruna, alecrim de campina e outras.

Foto: SEMA

A atividade faz parte de um trabalho de conscientização sobre a importância do plantio de árvores e preservação da natureza. Para tanto, os estudantes da Escola Municipal do Campo Domingos Egidio Brunetto, localizada no assentamento Eli Vive II participaram da atividade, sendo que cada um levou, para casa, uma muda de árvore. “A ação é importante, porque no assentamento existe uma situação crítica de corpos hídricos, onde há falta de água. Com a doação das mudas de árvores, queremos que haja a consciencialização sobre a importância da proteção às minas e nascentes de água, à preservação ambiental e às áreas de preservação permanentes. Assim, dando mudas para as crianças, elas vão levar para plantar em casa e conversarão com os pais sobre a preservação da natureza”, explicou o secretário do Ambiente, Ronaldo Siena.

A coordenadora da Região Norte do Paraná no projeto “Plantar árvores e cultivar alimentação saudável”, e representante do assentamento Eli Vive, Sandra Aparecida Costa Ferrer, informou que a atividade integrará uma série de ações de plantio de mudas, que será realizada nos próximos 10 anos, sob a coordenação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

A intenção do grupo é plantar 1 milhão de mudas no norte do Paraná, que vão se somar aos 10 milhões de árvores que os paranaenses deverão cultivar e 100 milhões de mudas plantadas no Brasil inteiro. “A ideia é que com o passar dos anos, a gente comece a fomentar esse plantio. Aqui, no Eli Vive, a campanha começou no ano passado, mas precisou parar por causa da pandemia. Agora, tomando todos os cuidados necessários e com a vacina sendo aplicada, estamos retomando o planejamento de plantar árvores, preservar a natureza, as reservas internas e minas d’água”, disse Ferrer.

Segundo a gerente de Educação Ambiental, Mariza Pissinati, a parceria provém do próprio assentamento, que entrou em contato com a Sema. “O próprio assentamento notou a necessidade de reflorestar as margens das nascentes e dos córregos dos lotes rurais e tomou a iniciativa, começando pela sensibilização das crianças e dos pais sobre o plantio e a manutenção das árvores”, esclareceu a gerente.

Para imprensa: outras informações podem ser obtidas com o secretário de ambiente, Ronaldo Siena, pelo (43) 3372-4750 ou 3372-4758.

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos