Cidade

Saúde prossegue com ações de combate a dengue

Ações de conscientização e treinamento de corretores e síndicos continuam a ser feitas; novo Lira deve sair no dia 1º de agosto

A Secretaria Municipal de Saúde continua nesta semana com as ações de rotina no combate à dengue. Aplicações de fumacê, visitas dos agentes de endemias e o trabalho de conscientização continuam a ser feitos. A prioridade está sendo o trabalho de treinamento dos corretores imobiliários.

Segundo o coordenador de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Élson Belisário, as ações continuam em todas as regiões. “Os casos notificados têm diminuído em todas as regiões, graças ao trabalho já realizado pelos agentes de endemias, com o trabalho de remoção mecânica e aplicação de inseticida tipo fumacê”, explicou Belisário.

A Secretaria de Saúde realizou durante os últimos meses diversos mutirões de limpeza e aplicações de fumacê, que devem continuar sendo feitos, no entanto, em ritmo menos intenso. “Esta semana faremos a aplicação de inseticida nos jardins Piza e Califórnia, mas depois disso o fumacê deve ser aplicado somente com as bombas costais, devido ao menor número de mosquitos”, contou Belisário.

Além disso, o coordenador informou que os trabalhos educativos continuam a ser feitos, principalmente com ações nos condomínios e imobiliárias. “Estamos fazendo um treinamento com síndicos e com corretores para que fiscalizem e façam o trabalho de prevenção também nos imóveis vazios”, explicou.

Belisário também informou que, os 193 agentes estão trabalhando constantemente na conscientização da comunidade. “Todas as regiões têm diminuído o número de notificações, mas a região oeste têm tido a maior baixa”, concluiu o coordenador.

Números atualizados

O boletim divulgado pela Secretaria de Saúde nesta segunda-feira apontou 12.981 notificações feitas desde o começo do ano. Desse número, 7.295 casos foram confirmados, 4.501 descartados e 1.185 ainda estão sendo analisados pela secretaria. Quatro óbitos pela doença foram confirmados pela Secretaria de Saúde.

Segundo Belisário, no dia 1º de agosto deve ser feito mais um Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypti (LIRA), que vai apontar a situação da infestação do mosquito na cidade.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos