Conselho Municipal de Saúde se articula para a 12ª Conferência
Entrega de documentos ao promotor de justiça e pré-conferências antecedem o 12ª Conferência Municipal da Saúde que será realizada no início de agosto
A 12ª Conferência Municipal da Saúde será realizada nos dias 5, 6 e 7 de agosto. No entanto, até que ela aconteça uma série de eventos estão sendo preparados. A comissão organizadora da conferência entregou hoje (21) para o promotor de Justiça, Paulo Tavares, o calendário das etapas da Conferência e todos os documentos necessários ao evento.
Segundo a secretária do Conselho Municipal de Saúde, Márcia Brizola, essa entrega foi uma forma de legitimar a Conferência. “É uma maneira de aproximar o Conselho do Ministério Público, tendo orientação sobre os termos legais necessários para a realização da Conferência.”
Também estão sendo realizadas as pré-conferências divididas em quatro segmentos: usuários do SUS, trabalhadores em saúde, prestadores de serviço em saúde e gestores em saúde. Esses eventos têm o objetivo de que cada segmento pense em propostas para as políticas em saúde. “É um momento em que todos se reúnem e discutem sobre o que pode ser feito no SUS”, afirmou a secretária.
A primeira pré-conferência será no dia 29 de junho, a partir das 18h30, no auditório da Associação Médica de Londrina e será voltada para o segmento dos trabalhadores em saúde.
Nos dias 9 e 10 de julho, a pré-conferência será no auditório do Hospital Universitário (HURNP), das 8h às 18h, para o segmento dos usuários do SUS.
No dia 13 de julho, às 14h, será no auditório do Hospital do Câncer de Londrina e participa o segmento dos prestadores de serviço em saúde.
E, para terminar, no dia 15 de julho, das 8h às 14h, em local a definir, a pré-conferência para o segmento dos gestores em saúde.
Conforme explicou a secretária, as pré-conferências vão eleger delegados para a Conferência Municipal. “Serão 300 delegados, sendo 50% usuários do SUS, 25% dos trabalhadores em saúde, 12,5% para os prestadores de serviço em saúde e 12,5% para os gestores em saúde.” Podem participar os usuários dos SUS que estejam ligados a entidades que se articularam para a Conferência. “No entanto, qualquer pessoa pode participar das discussões”, ressaltou Márcia.
A Conferência Municipal é realizada a cada dois anos e elege os delegados para a 10ª Conferência Estadual de Saúde e as entidades que vão compor o Conselho Municipal de Saúde, na gestão 2011-2013. Neste ano, o tema será “SUS: Patrimônio do Povo Brasileiro – Construindo as Redes de Atenção a Saúde”. O evento reúne a comunidade organizada para analisar a situação da saúde no município e dar diretrizes para o próximo biênio.
A palestra de abertura da 12ª Conferência será no dia 5 de agosto, às 20h, e ministrada pelo doutor Gilson Carvalho, referência em saúde pública. No dia 6 de agosto, a conselheira nacional de saúde, Ligia Bahia, estará presente no evento e ministrará palestras sobre os subtemas da conferência. Para finalizar o evento, o conselheiro nacional e coordenador do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), Arthur Custódio.




