Livro de Fernanda Magalhães é destaque em evento de fotografia
Livro, que foi viabilizado pelo Promic, integra a programação do Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro
A fotógrafa e artista londrinense, Fernanda Magalhães, lança seu livro Corpo Re-Construção Ação Ritual Performance amanhã (5), às 18h30, na Livraria Folha Seca (rua do Ouvidor, 37), no Rio de Janeiro. Antes do lançamento, às 17h, ela participa de visita guiada na exposição “Eu me desdobro em muitos – A autorrepresentação na fotografia contemporânea”, no Centro Cultural Banco do Brasil. Os dois eventos integram a programação do FotoRio 2011 – Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro (http://www.fotorio.fot.br/2011/).
O trabalho de Fernanda Magalhães tem conquistado destaque na exposição dentro da programação do FotoRio 2011. O curador do evento, o fotógrafo e pesquisador Milton Guran, afirmou à Veja Rio que a fotógrafa é a precursora no Brasil da produção de trabalhos em autorrepresentação na área da fotografia.
O livro é resultado da tese de doutorado apresentada na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), entre 2003 a 2008. O livro contém um memorial da artista, em que ela faz um percurso pelas séries de trabalhos que levaram à tese e aos registros de performances com fotografias, desenhos e textos da fotógrafa e dos participantes das ações.
A autora explica que seu trabalho nasceu das lembranças de sua infância com o pai, o jornalista Antonio Vilela de Magalhães, e também de dois trabalhos desenvolvidos em 2002 – Impressões da Memória e A Expressão Fotográfica e os Cegos. Os desdobramentos desses trabalhos e de sua memória de infância resultaram na proposição, que traz alguns de seus trabalhos performáticos realizados com grupos diversos. Segundo ela, uma expansão de seus trabalhos anteriores.
Juntamente com o livro, o site http://www.fernandamagalhaes.com.br/ faz parte do projeto como parte multiplicadora do trabalho. O livro foi viabilizado, através de recursos do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) e está à venda no valor de R$ 40.




