Defesa Civil contabilizou 163 ocorrências após chuva de ontem em Londrina
Equipes seguiram em campo para desobstruir e sinalizar vias, além de distribuir lona para as famílias necessitadas

A Secretaria Municipal de Defesa Social (SMDS), por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), contabilizou 163 ocorrências, das quais 103 foram pedidos de lona por conta de destelhamentos, 59 quedas de árvores e uma solicitação de vistoria.

Os estragos causados, pela chuva da última terça-feira (14), foram registrados pelo órgão, para fins de análise e providências por parte do poder público. O alto número de destelhamentos se concentrou em uma região de ocupação irregular na zona norte e foi causado por uma rajada de 62,3 km/h, registrada pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), no início da tarde de ontem.
Base Móvel – A maioria das solicitações de lona foi registrada na região norte da cidade. Por conta disso, a Defesa Civil juntamente com a Guarda Municipal disponibilizou o micro-ônibus para servir de base. Ele ficou nas proximidades do prédio do conselho tutelar norte, para que as famílias pudessem retirar, de forma ágil, a quantidade de lona necessária.
Ao todo, foram registrados 19 bloqueios em vias, dos quais 12 foram parciais e sete foram bloqueadas totalmente. As equipes do poder público realizaram trabalho de desobstrução e sinalização a fim de evitar acidentes.
CMTU – No momento, as equipes da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) também estão trabalhando na retirada de árvores caídas nas vias públicas. Eles estão nas ruas Pistoia e Paranaguá, que ficam na região central da cidade, próximas ao Museu; assim como na zona norte, na Rua Pedro Pescador e, região sudoeste, na Rua José Roque Salton.
Além desses eventos, o Município também registrou intercorrências no trânsito. Diversos semáforos tiveram problemas e interrupção de serviço, sendo a maioria relacionada à falta de energia. Para arrumá-los, desde ontem, as equipes da CMTU estão trabalhando. Até o momento, 18 semáforos apresentaram algum tipo de problema devido à falta de energia ou dano em alça, por conta do vento, ou, ainda, queima do controlador. Mas, todos estão sendo retificados.
Durante a manhã desta quarta-feira, as equipes seguem trabalhando em uma força-tarefa, para arrumar todas as demandas que estão chegando até a companhia. Entre elas estão os semáforos localizados na PUC x Tiradentes; na Charles Lindemberg; São Paulo x Benjamim Constant; Rio Grande do Norte x Bahia e na
Hugo Cabral x Benjamin Constant. Estes já receberam atenção das equipes ontem e, agora, pela manhã também. Os técnicos da CMTU pedem a compreensão dos motoristas e atenção redobrada ao trafegar pela cidade.
Em relação às quedas, as equipes da CMTU retiraram, na tarde desta quarta-feira (15), galhos e árvores de grande e pequeno porte dos seguintes locais:
Rua Sergipe com Santos
Rua Antonio Felipe da Silva
Rua Elvira Bittencourt Guides
Rua Sergipe, 721
Rua Raul Coutinho, 20
Rua Capivari, oposto ao numero 49
Rua Pistoia, 262
Rua Josefina Colombo, 719
Rua Eduardo Benjamin Hosken com a Rua Quintino Bocaiuva
Rua Farrapos
Avenidas: Leste Oeste, Higienópolis, Adhemar Pereira de Barros e Waldemar Spranger.
Semáforos
Todos os semáforos afetados pela chuva estão funcionando. As equipes ainda realizam, em alguns equipamentos, o alinhamento dos porta-foco que foram deslocados por conta do vento. O trabalho vai continuar nesta quinta-feira.
Texto: Bruno Amaral (SMDS) e assessoria da CMTU
Texto atualizado em 15 de setembro, às 18h20