Equipe da Agricultura se capacita na RedeSAN do MDS
Ministério disponibiliza curso, via online, a gestores públicos de todo o país, para aprimorar ações e políticas na área de Segurança Alimentar e Nutricional
A equipe da Diretoria de Abastecimento, que atua na área de Segurança Alimentar e Nutricional, e a Secretária Municipal de Agricultura e Abastecimento iniciaram, no último dia 29 de junho, o Curso de Formação de Gestores Públicos de Equipamentos Públicos de Alimentação e Nutrição (EPAN), Educação Alimentar e Programas de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), o FGP-SAN-2011, previsto para encerrar em novembro de 2011.
O curso, no sistema de Ensino a Distância (EAD), é realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em parceria com a Fundação de Apoio à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faurgs), na Plataforma Virtual de Gestores de Segurança Alimentar (Plataforma RedeSan), uma ferramenta web voltada à formação e interação dos gestores de programas e ações de segurança alimentar e nutricional em todo o Brasil.
De acordo com a secretária de Agricultura e Abastecimento, Marisol Chiesa, por meio da Plataforma RedeSAN, o MDS busca integrar, institucionalizar e aprimorar a gestão de iniciativas públicas ligadas ao Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). “Temos uma equipe que atua na área de SAN com ações como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), além de estarmos iniciando o processo para o Restaurante Popular, entre tantas outras ações e é fundamental que nossa equipe esteja preparada e afinada com as políticas públicas estabelecidas no Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional”, enfatizou.
Na Plataforma RedeSan, os gestores atuam em rede, de forma integrada, articulada e comprometida com as diferentes características e necessidades dos beneficiários em cada município. Fazem parte da plataforma, os cursos de qualificação, formulários virtuais para o monitoramento das ações, publicações de livros e pesquisas e participação em eventos e encontros do setor e o compartilhamento de informações, experiências e documentos de referência, por meio de instrumentos de comunicação como informativos eletrônicos, o Janela com o MDS (encontro virtual semanal), o Mural de Notícias e a Biblioteca Virtual.
A iniciativa auxilia nos processos de implementação e monitoramento da Rede de Equipamentos Públicos de Alimentação e Nutrição formada por Restaurantes Populares, Cozinhas Comunitárias, Bancos de Alimentos e Feiras e Mercados Populares. Também, atende gestores de programas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e de Agricultura Urbana e Periurbana (AUP).
O curso, segundo Marisol Chiesa, está sendo oferecido em um excelente momento para Londrina que se movimenta para a realização, no próximo dia 15 de julho, da 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (1ª COMSAN). “Este é o primeiro passo [a conferência] para várias outras ações, como a composição do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Londrina (COMSAN/LD), a formulação do Plano Municipal e a implantação do Sistema Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SIMSAN) e é fundamental que os gestores públicos estejam preparados para encarar este desafio que é contribuir para um Brasil sem miséria e sem fome”, destacou.