Prefeito entrega 16 novas viaturas para Guarda

Investimentos somam R$ 3 milhões; entre as viaturas, estão 3 caminhonetes modelo Ranger e 3 Blazers; 4 Merivas e 6 Astras
O prefeito Barbosa Neto entregou no sábado (9), pela manhã, 16 novas viaturas e diversos equipamentos para a Guarda Municipal de Londrina. Ao todo, foram investidos R$ 3 milhões. A verba é procedente do Pronasci, do Ministério da Justiça. O município entra com uma contrapartida de 2% deste valor.
“Com certeza, estamos dando condições para a Guarda Municipal continuar ostentando o título da Guarda Municipal mais preparada e montada do Brasil”, declarou o prefeito.
Barbosa Neto disse, ainda, que a Guarda Municipal representa a segurança e está ajudando a reduzir os índices de criminalidade em Londrina. “É uma polícia comunitária que está perto do cidadão”, afirmou.
Entre as viaturas, estão três caminhonetes modelo Ranger e três Blazers; quatro Merivas e seis Astras. Com as novas aquisições, a Guarda passa a contar com 26 viaturas, dez motocicletas e dez bicicletas. Os veículos serão utilizados para o patrulhamento na cidade e nos distritos rurais.
Quanto aos equipamentos, foram entregues 250 capas táticas para colete balístico; 150 lanternas táticas; 150 porta-lanternas de polímeros; 250 cintos de guarnição; 280 botas táticas; 20 botas para motociclistas; 450 tonfas; quatro decibelímetros; cinco etilômetros, sendo um digital com impressora, além de 42 móveis, como armários, mesas e cadeiras.
“São equipamentos importantes para o desenvolvimento do trabalho dos guardas. Com os decibelímetros, podemos dar apoio à secretaria do ambiente, fazendo a medição do som, e, com os etilômetros, é possível, aos guardas, medir a quantidade de álcool no sangue dos motoristas”, destacou o secretário de Defesa Social, Joaquim Antonio de Melo.
O secretário comparou a estruturação da guarda de Londrina com a da capital do Estado. “Em Curitiba, a Guarda Municipal levou seis anos, para adquirir a estrutura que estamos conseguindo em um ano”, afirmou.
Melo informou, ainda, que, nos próximos dias, chegam as 90 armas de fogo e que o treinamento será realizado pelo 5º Batalhão da Polícia Militar. Também, comunicou que o concurso público para a contratação de 300 novos guardas está em andamento e que a previsão é que eles já estejam integrados ao atual contingente no início de 2012.
A solenidade foi realizada na frente da Prefeitura, com a presença de secretários municipais, guardas, lideranças comunitárias, representantes da sociedade civil, o líder do Executivo na Câmara, vereador Roberto Fú, além dos vereadores Tito Valle e José Roque Neto.
Após a solenidade, os guardas municipais saíram com as viaturas em carreata pelas principais ruas da cidade.
Fotos: José Otávio.




