Destaques

Avenida Rio Branco ganha faixa exclusiva para ônibus

Avenida Rio Branco ganha faixa exclusiva para ônibus

Com um percurso de 8.500m, é a terceira e maior faixa exclusiva implantada pela CMTU; obra beneficia 37 mil usuários de ônibus por dia

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) instalou mais uma faixa exclusiva para ônibus, com o objetivo de melhorar o trânsito nas ruas mais movimentadas de Londrina. A nova faixa passou a funcionar ontem (11) na avenida Rio Branco. A partir da próxima terça-feira (19), os agentes da CMTU, que já estão no local dando instruções aos transeuntes, fiscalizam, também, o tráfego de veículos naquela via.

É a terceira e maior faixa exclusiva de ônibus implantada pela CMTU. Com 8.500m de extensão, a faixa percorre a avenida Rio Branco, a avenida Winston Churchill, a rua Francisco Gabriel Arruda, até chegar na avenida Saul Elkind. “É a primeira faixa implantada em uma avenida de duplo sentido, ligando as regiões norte e sul”, explicou o diretor de Trânsito e Transporte da CMTU, Wilson de Jesus.

A nova faixa  proporciona a economia de cerca de 20 minutos em cada viagem realizada.  “As pessoas que utilizam essas vias estão fazendo ma economia de até 20 minutos por viagem. Considerando ida e volta, são 40 minutos que poderão ser utilizados para outras atividades. É um incentivo para que as pessoas passem a utilizar mais o transporte público”, disse Wilson de Jesus. A economia de tempo também é constatada nas outras duas faixas implantadas, na avenida Duque de Caxias e na rua Professor João Cândido, em que os usuários do transporte coletivo estão economizando até 12 minutos por viagem.

A avenida Rio Branco recebe 740 viagens de ônibus por dia, das 7h às 20h, atendendo 37 mil usuários. Percorrem, ainda, a avenida, 18 mil veículos particulares por dia, transportando 23.400 pessoas; quase uma pessoa por veículo. Ao todo, serão 60.400 pessoas beneficiadas por dia pela faixa exclusiva.

O diretor de Trânsito e Transporte da CMTU lembrou que é uma marca da gestão atual investir no transporte público. “É característica da gestão Barbosa Neto priorizar o transporte coletivo, o transporte de massa. Queremos conduzir um número maior de pessoas com uma frota menor de veículos”, enfatizou.

Foto: Arquivo Luiz Jacobs.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos