Grupo Triolé e Sema plantam árvores em ação neste sábado (25)

A finalidade do plantio das 50 mudas é colaborar para a redução do impacto da poluição e emissão de gás carbônico

Mais uma atividade em prol da preservação do meio ambiente será realizada em Londrina, neste sábado (25), a partir das 8h. Na ocasião, os palhaços Lambreta (Gerson Bernardes) e Mereceu (Alexandre Simioni), do grupo Triolé, farão o plantio de 50 mudas de árvores na Avenida dos Expedicionários, região sul da cidade. A ação será desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal do Ambiente (Sema).

Foto: Divulgação / Triolé

O objetivo da iniciativa é reduzir o impacto da poluição e garantir o resgate de carbono gerado durante o transporte do grupo Triolé e dos equipamentos por mais de 12 mil quilômetros. Isso porque, desde 2019, o grupo está percorrendo o Norte Pioneiro do Paraná com o projeto “Triolé Fora da Estrada”, pelo qual leva arte e cultura para dezenas de cidades com menos de 50 mil habitantes.

“Essa foi a forma encontrada pelo Triolé para compensar a emissão de 6,4 toneladas de gás carbônico geradas durante as viagens”, revelam os atores. Os artistas também atuam na Vila Triolé Cultural, uma das vilas culturais que contam com patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

A gerente de Educação Ambiental da Sema, Mariza Pissinati, destacou a importância da promoção de ações dessa natureza. “Queremos uma Londrina mais bonita e saudável para toda a população. Por isso, valorizamos muito quando entidades como esta nos procuram para somar esforços. A pessoa que planta uma muda de árvore vê a ação com mais sentido sobre a vida e o bem-estar da humanidade e dos demais seres vivos”, destacou.

Formato híbrido

Em decorrência do período de pandemia de Covid-19, o grupo Triolé precisou suspender suas apresentações em março de 2020. A retomada ocorreu em 2021 com nova configuração. Para garantir o distanciamento social, o grupo reestruturou a apresentação para o formato híbrido com performance pelas ruas da cidade a bordo do fusca amarelo, e atividades on-line com espetáculo, oficinas e filmes que homenageiam o astro Mazzaroppi.

“Triolé Fora da Estrada” conta com o apoio da Copel e incentivo do Profice, Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura, da Secretaria da Comunicação Social e da Cultura, do Governo do Estado do Paraná, e de prefeituras municipais da região do Norte Pioneiro.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a assessoria de imprensa do Triolé (Emília Miyazaki (celular: (43) 9 9951-1900).

Texto: N.Com com informações da assessoria de imprensa do Triolé