Cidadão

Censo SUAS é aplicado na rede socioassistencial em Londrina

Secretaria Municipal de Assistência Social iniciou a coleta dos dados, para monitorar e retratar os serviços oferecidos para a população

A Secretaria Municipal de Assistência Social iniciou, nesta semana, a aplicação do Censo do Sistema Único da Assistência Social (SUAS). Realizado anualmente, o Censo SUAS é uma estratégia de monitoramento da rede socioassistencial. Sua finalidade é coletar informações sobre os padrões dos serviços, benefícios, programas e projetos ofertados no âmbito das unidades de assistência social.

Foto: Assistência Social / Divulgação

Para realizar o Censo, servidores municipais da Gerência de Gestão da Informação da SMAS, em parceria com as demais gerências, estão visitando as unidades de assistência social para aplicação do questionário, conforme a área de atuação do serviço.

Esse formulário é elaborado pelo Ministério da Cidadania, e traz informações que reforcem a vigilância socioassistencial. As perguntas abordam a estrutura física do serviço, oferta de atendimento, ações desenvolvidas, gestão do território, articulação com a rede, quadro de recursos humanos, como foi a oferta do serviço na pandemia, entre outros dados.

Para a secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Marçal Micali, é importante que a população saiba do Censo SUAS, uma ferramenta aplicada em todo país. “O Sistema Único da Assistência Social também realiza o seu próprio censo para saber como estão os serviços, ter um parâmetro e planejar novas ações. A SMAS fará esse trabalho em meio a pandemia e in loco, visitando nossos serviços para obter as informações da melhor forma possível e com a maior transparência, demonstrando como os serviços socioassistenciais estão funcionando em nossa cidade”, destacou.

Foto: Assistência Social / Divulgação

As visitas do Censo SUAS tiveram início nas unidades de Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e continuarão em espaços que prestam serviços no âmbito da assistência social. Dentre eles, os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Serviços de Acolhimento, Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCI), e outros locais.

Este ano, a estratégia é fazer a aplicação do questionário durante uma visita in loco no maior número de serviços da assistência social, seja ele governamental ou não-governamental, bem como nas instituições cadastradas no Conselho Municipal de Assistência Social.

O questionário é enviado por meio eletrônico em plataforma própria do Ministério da Cidadania e deve ser finalizado até 10 de dezembro de 2021, respeitando o prazo previsto para execução em cada serviço. Além disso, o formato físico é armazenado por um período de cinco anos.

Censo SUAS – Está previsto no Decreto 7.334, de 19 de outubro de 2010, e representa uma estratégia importante no processo de monitoramento e de avaliação dos equipamentos. É uma maneira de traçar um retrato detalhado da assistência social no país, de forma a monitorar as unidades, atividades, serviços prestados e o perfil dos trabalhadores.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Marçal Micali, pelo telefone 3378-0025.

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